Presidente do Peru cumprimenta Piñera por vitória nas eleições do Chile

Fonte Ansa Flash. 18/01/2010 às 10h

O presidente do Peru, Alan García, enviou na noite passada uma carta de felicitação ao mandatário eleito do Chile, Sebastián Piñera, que saiu vencedor do segundo turno do pleito, ocorrido ontem, ao derrotar o candidato governista Eduardo Frei.

Com 99,2% das urnas apuradas, Piñera contabilizou 51,61% dos votos contra 48,38% do segundo colocado. Ele substituirá a atual chefe do Executivo chileno, Michelle Bachelet, no próximo dia 11 de março.

"Tenho o prazer de me dirigir a Sua Excelência com o fim de expressar minha mais sincera felicitação pela vitória alcançada na recente eleição presidencial realizada na irmã República do Chile, ato eleitoral que constitui um importante exemplo de renovação e consolidação democrática para nossa região", afirmou García na mensagem.

O mandatário comentou sobre a "plena disposição" de seu governo para alcançar um diálogo direto e fluido que permita trabalhar em "diversas iniciativas para enriquecer a valiosa relação bilateral".

García disse querer fortalecer os laços de amizade, cooperação e confiança mútua, já que o futuro do relacionamento entre ambos países dependerá "em grande medida da capacidade que tenhamos de construir um porvir de desenvolvimento e bem-estar compartilhado".

As relações bilaterais estão estremecidas há cerca de dois anos devido à solicitação encaminhada por Lima à Corte Internacional de Justiça, em Haia, que pede a revisão dos limites marítimos entre os dois países. Santiago, porém, nega que haja qualquer pendência em relação a temas fronteiriços.

Recentemente, ambas nações também protagonizaram uma crise diplomática causada por um caso de espionagem envolvendo um suboficial da Aeronáutica peruana que vendia dados sigilosos a contatos chilenos. Além de exigir explicações, Alan García chegou a chamar o país vizinho de "republiqueta".

Ontem, durante a celebração do resultado das eleições, Piñera ressaltou que daria importância ao diálogo em seu governo. "Vamos buscar os caminhos do diálogo e do acordo porque essa é a forma mais fecunda de construir um país para todos os chilenos", declarou ele.

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 18/01/2010 ás 10h

Compartilhe

Presidente do Peru cumprimenta Piñera por vitória nas eleições do Chile