Presidente da Venezuela faz mudanças em ministérios

Fonte Agência Lusa 03/09/2014 às 9h
O presidente Nicolás Maduro promoveu hoje (3) mudanças em alguns ministérios, entre eles o das Relações Exteriores. Rafael Ramírez será o novo chanceler, deixando a pasta de Petróleo que dirigia desde 2002. Engenheiro, Ramírez assumirá também a Vice-Presidência Política do Gabinete Executivo e será substituído pelo geofísico Eulógio del Pino na presidência da estatal Petróleos da Venezuela SA.

Asdrúbal Chávez será o novo ministro de Petróleo e Elías Jaua deixa o Ministério das Relações Exteriores para assumir a Vice-Presidência do Governo para o Desenvolvimento Territorial e o Ministério das Comunas.

As mudanças abrangem ainda os ministérios dos Transportes Marítimo e Aéreo, do Comércio, da Habitação, Habitat e Ecossocialismo, que passarão a ser dirigidos, respectivamente, por Giuseppe Gioffreda, Isabel Delgado e Ricardo Molina. Giuseppe Gioffreda dirigirá também a Corporação Venezuelana de Comércio Externo.

A pasta da Economia, Finanças e Banca Pública continuará sendo comandada por Marco Torres.

As mudanças implicaram também a criação de dois novos órgãos - a Autoridade Única Nacional de Trâmites e Licenças, que estará a cargo de Dante Rivas, e a Vice-Presidência de Segurança e Soberania Alimentar, que será dirigida por Yván Gil, responsável ainda pelo Banco Agrícola.

Nicolás Maduro justificou as mudanças como as "cinco revoluções" - econômica e produtiva; do conhecimento e das ciências; de aprofundamento das missões (programas de assistência social) socialistas; das políticas de Estado e do socialismo territorial.
Agência Lusa
Fonte Agência Lusa 03/09/2014 ás 9h

Compartilhe

Presidente da Venezuela faz mudanças em ministérios