Presidente da Ucrânia reúne-se com Obama, Hollande, Merkel e Cameron

Fonte Agência Lusa 04/09/2014 às 9h
O presidente da Ucrânia, Petro Porochenko, reuniu-se hoje (4) com os dirigentes dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França, da Alemanha e da Itália em Newport, no Reino Unido, antes da abertura oficial da Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).


Porochenko informou aos dirigentes ocidentais sobre a situação no Leste da Ucrânia e abordou o plano de resolução da crise, proposto na quarta-feira (3) pelo presidente russo, Vladimir Putin, segundo fontes diplomáticas.

O presidente ucraniano sentou-se entre os presidentes norte-americano, Barack Obama, e francês, François Hollande. Na mesa estavam também a chanceler alemã, Angela Merkel, e os primeiros-ministros britânico, David Cameron, e italiano, Matteo Renzi.

A crise na Ucrânia está no topo da agenda da Cúpula da Otan, que ocorre hoje (4) e amanhã (5) e durante a qual os aliados deverão reafirmar seu apoio a Porochenko e reforçar a pressão sobre a Rússia - a quem acusam de agressão militar à Ucrânia.

O presidente russo propôs na quarta-feira um plano de resolução da crise, que prevê a retirada das tropas ucranianas e o fim das hostilidades pelas forças pró-russas, plano que o governo ucraniano já qualificou de “areia para os olhos”.
Agência Lusa
Fonte Agência Lusa 04/09/2014 ás 9h

Compartilhe

Presidente da Ucrânia reúne-se com Obama, Hollande, Merkel e Cameron