Prêmio Professores do Brasil recebe inscrições até 15 de setembro

Fonte Ministério da Educação 02/09/2014 às 9h
A 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil vai selecionar experiências pedagógicas bem-sucedidas desenvolvidas por professores da educação básica. As inscrições estão abertas ate o dia 15 de setembro.

Nesta edição, serão selecionados até 40 trabalhos, oito por região do país. Os autores dos trabalhos premiados receberão R$ 6 mil, troféus e certificados. Os primeiros colocados em cada uma das oito subcategorias terão um adicional de R$ 5 mil. Além disso, as escolas em que foram desenvolvidas as experiências vencedoras ganharão placa comemorativa.

Segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, até sexta-feira (29), 3.392 inscrições haviam sido registradas.

Seleção

Podem concorrer ao prêmio professores atuantes nos sistemas públicos de ensino e em instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais que mantenham convênio com as redes públicas de educação básica.

Cada educador só pode concorrer com um trabalho. Além disso, é preciso relatar projetos com resultados comprovados durante o ano letivo de 2013 ou de 2014, desde que tenham sido fechados até a data de início das inscrições.

As experiências concorrem nas categorias temas livres e temas específicos. A primeira categoria abrange as subcategorias educação infantil, séries–anos iniciais do ensino fundamental, séries–anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

As subcategorias de temas específicos são educação integral, ciências para os anos iniciais do ensino fundamental, alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

Inscrição

Para se inscrever, o educador deve responder a uma série de questões sobre seu trabalho, disponíveis em um formulário na internet. Entre as questões constam: como foi realizado projeto, como foi a participação dos alunos, quais foram as etapas do trabalho, como foi feita a avaliação, entre outras perguntas. Essa é a primeira etapa que deve ser enviada via formulário no site da premiação.

Na segunda etapa, os candidatos devem enviar via postal o relato da experiência, também até o dia 15 de setembro. Com o relato, deve seguir cópia de documento de identidade e do CPF; atestado da secretaria da escola na qual o projeto foi desenvolvido, informando que o professor está no efetivo exercício da atividade docente; fotografias e recortes de jornais ou revistas nas quais o trabalho tenha sido divulgado.

Sobre a premiação

Desde a criação, em 2005, o Prêmio Professores do Brasil já selecionou 240 experiências pedagógicas e premiou seus respectivos autores. Das duas primeiras edições (2005 e 2007), participaram apenas docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Em cada ano foram premiadas 20 experiências.

A partir de 2008, o prêmio foi ampliado para toda a educação básica, com a inclusão dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O número de relatos distinguidos subiu para 40.

De acordo com os dados da Coordenação-Geral de Tecnologias da Educação Básica do MEC sobre a evolução das inscrições, em 2005 foram registradas 1.131 experiências; em 2007, 1.564; em 2008, 779; em 2009, 2.100; em 2011, 1.612; em 2012, 2.617; em 2013, 3.221.


Ministério da Educação
Fonte Ministério da Educação 02/09/2014 ás 9h

Compartilhe

Prêmio Professores do Brasil recebe inscrições até 15 de setembro