Pós-graduação em astrofísica recebe inscrições até 31 de outubro

Fonte Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / MCTI 28/08/2014 às 14h
As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) seguem abertas até 31 de outubro.

A pós-graduação oferece temas de pesquisa nas seguintes áreas: astrofísica de altas energias, cosmologia, astrofísica óptica e infravermelho, radiofísica, física do meio interplanetário e ondas gravitacionais.O programa conta, ainda, com bolsas de estudo financiadas pela Fundação Capes.

Para participar os candidatos deverão possuir formação superior, preferencialmente nas áreas de Astronomia, Física, Matemática, Computação ou Engenharia.

Documentos necessários

Toda documentação dos candidatos deverá ser remetida ao Inpe, via postal*, até 31 de outubro. Além do formulário de inscrição, que deve ser preenchido pelo candidato, é necessário apresentar:

1 foto 3x4;
3 cartas de referência (conforme o modelo apresentado neste link),
Histórico escolar de graduação e mestrado (somente para candidatos ao doutorado);
Curriculum vitae;
Cópia da Dissertação (para candidatos ao Doutorado);
Os servidores do INPE, deverão ter sua matrícula aprovada pela chefia imediata e pelo titular de nível "A" a que pertencem.

Seleção

A seleção dos candidatos se dará através da análise da documentação apresentada, bem como aplicação da prova de física e arguição oral, que serão realizadas na primeira quinzena de dezembro, para início em março do próximo ano.

Existe a possibilidade de aplicação da prova de física nas universidades de candidatos que residem em regiões distantes da sede do Inpe em São José dos Campos (SP). Nesses casos, a arguição oral será pela internet. No entanto, o instituto não pode assegurar a realização online em todos os casos.

* Endereço para envio postal:

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Serviço de Pós-Graduação
Avenida dos Astronautas, 1758 - Caixa Postal 515
Jardim da Granja
12227-010 São José dos Campos - SP
Contato: (12) 3208-6846 / 3208-6852

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / MCTI
Fonte Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / MCTI 28/08/2014 ás 14h

Compartilhe

Pós-graduação em astrofísica recebe inscrições até 31 de outubro