Portal do Professor disponibiliza lista de livros sobre alimentação escolar

Fonte Portal Brasil* 02/09/2014 às 9h
Transformar os hábitos alimentares e reduzir o desperdício de alimentos em escolas públicas foram algumas das temáticas abordadas na última edição da seção ‘Jornal’ do Portal do Professor sobre ‘Merenda escolar’. Além das diversas notícias e entrevistas, a edição 104 da publicação eletrônica oferece sugestões de livros aos interessados no tema.

A edição também seleciona experiências desenvolvidas por professores diversas escolas da região Sul, Centro-oeste e Norte. Além disso, a seção ‘Espaço do Professor’ traz uma entrevista exclusiva com a coordenadora de segurança alimentar, Eliene Ferreira de Souza.

O Portal do Professor é um espaço on-line no qual educadores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área.

Confira abaixo os 9 livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e/ou levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:

Nutrição: Conceitos e Aplicações
Monica Santiago Galisa, Leila Maria B. Esperança, Neide Gaudenci de Sá – Editora M Books – Brasil – 2007

Neste livro, as autoras apresentam uma abordagem abrangente dos conceitos fundamentais e de aplicações dos princípios e objetivos da nutrição, levando em consideração os aspectos educacionais e de saúde, e suas correlações com os aspectos social, econômico e cultural.

O livro tem como objetivo transmitir a estudantes de nutrição e cursos correlatos conhecimentos que proporcionem uma formação básica e teórica adequada às necessidades curriculares e acadêmicas dos cursos de nutrição, bem como conhecimentos práticos para a formação profissional.

O texto é ainda direcionado a profissionais e técnicos de áreas correlatas à saúde, enfermagem, gastronomia e alimentação, entre outros, proporcionando literatura básica e fundamental para a consolidação dos conceitos e das aplicações práticas de suas atividades profissionais.

Nutrição 1 – Entendendo os Nutrientes
Ellie Whitney, Sharon Rady Rolfes – Editora Cengage Learning – Brasil – 2008

A ciência da nutrição tem passado por muitas mudanças nos últimos anos. O número de opções de alimentos aumentou drasticamente - apesar de passarmos cada vez menos tempos na cozinha preparando as refeições.

A obra, dividida em dois volumes, apresenta muitas dessas mudanças com a introdução de temas novos, resultantes de pesquisas recentes, além de abordar todos os tópicos fundamentais da nutrição. Neste primeiro volume são estudados principalmente os nutrientes, a fisiologia da digestão e o metabolismo.

Nutrição 2 – Aplicações
Ellie Whitney, Sharon Rady Rolfes – Editora Cengage Learning – Brasil – 2008

Nos últimos anos, as relações entre dieta e doença tornaram-se mais evidentes, estimulando o interesse pelas escolhas dietéticas que podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais longa e saudável. Este segundo volume entrelaça os fundamentos da nutrição à prática, mostrando como essa ciência influencia a vida das pessoas.

Cada capítulo é seguido de um destaque que oferece aos leitores uma visão aprofundada de um assunto atual. Com muitas ilustrações coloridas, o livro fornece ainda diversos recursos didáticos e um glossário ao fim do texto.

Alimentação & Nutrição
Lauro Sampaio Quaresma – Editora Senac – Brasil – 2012 – 1ª edição

Alimentar-se bem não significa apenas comer delícias! Este livro mostra o papel essencial da nutrição na vida de crianças e adolescentes e na prevenção de doenças e manutenção da saúde na vida adulta.

Manipuladores de alimentos como cozinheiros, merendeiras e lancheiros terão a oportunidade de aprender a montar cardápios saudáveis e nutritivos. As funções dos nutrientes, a importância da higiene e dos controles de qualidade no processo de produção também são temas abordados numa linguagem simples e direta.

Brincando de Nutrição
Eliane Mergulhão, Sonia Pinheiro – Editora Metha – Brasil

Nutricionistas com experiências na área hospitalar pediátrica, colégios e creches, resolveram se unir para transmitir de forma descontraída, conceitos de nutrição para crianças nos diversos níveis de escolaridade.

O livro apresenta sugestões de atividades lúdicas para crianças na fase pré-escolar e escolar, com o objetivo de fixar conhecimentos de nutrição básica e transmitir bons e corretos hábitos alimentares. É material auxiliar para profissionais de nutrição que atuam em creches e escolas.

O Professor e a Alimentação Escolar
Maria Cristina Faber Boog – Editora Komedi – Brasil – 2008

Este livro procura trazer as suas reflexões acerca da educação alimentar e nutricional a todas as pessoas que, por diferentes caminhos, estão envolvidas com o tema alimentação escolar e que percebem, no seu trabalho, um espaço para a promoção da saúde e a construção da segurança alimentar e nutricional.

Sou Merendeira
Editora Senac – Brasil – 2013

A merendeira tem papel decisivo na educação alimentar das crianças, por incentivar o consumo de determinados alimentos no momento da refeição. Assim, em primeiro lugar, este livro pretende dar o devido valor ao seu trabalho na escola também como educadora.

Em termos práticos, a merendeira encontrará nesta edição orientações sobre as etapas de sua rotina de trabalho, da limpeza e organização do ambiente até ótimas dicas para preparar os alimentos de forma nutritiva e saborosa. Um caderno com receitas de saladas, carnes, guarnições, sopas, aproveitamento integral dos alimentos, salgados e sanduíches, sobremesas, pães e bolos fecha o livro com chave de ouro.

Amanda no País das Vitaminas
Leonardo Mendes Cardoso – Editora do Brasil – Brasil

Amanda era fraquinha e não gostava de comer frutas e legumes. Adorava guloseimas empacotadas, com corante e gordura, daquelas que se compram no mercado. Sua saúde era ruim. A menina não tinha forças para pular e correr. Um dia caiu no gavetão da geladeira e descobriu o valor das vitaminas e a energia que elas fornecem ao nosso corpo.

Meu Nome Não É Gorducho
Shirley Souza – Editora Escala Educacional – Brasil

Gabriel odeia quando o pessoal da escola o chama de gorducho, baleia, bolota ou coisas assim. Fica triste e acaba comendo mais ainda e de forma pouco saudável. Aninha, sua melhor amiga, tenta animá-lo, e, em vão, insiste para que ele faça aulas de circo com ela.

Só quando Gabriel é diagnosticado como obeso por um médico, é que ele e sua família decidem mudar os hábitos: dieta equilibrada e exercício físico. Gabriel experimenta as aulas de circo e tudo se transforma: faz novos amigos, perde peso, descobre seus talentos e aumenta sua autoestima.


*Com informações do Portal do Professor
Portal Brasil*
Fonte Portal Brasil* 02/09/2014 ás 9h

Compartilhe

Portal do Professor disponibiliza lista de livros sobre alimentação escolar