Porta-aviões italiano chega ao Haiti com ajuda humanitária e voluntários brasileiros

Fonte Ansa Flash. 01/02/2010 às 12h

O porta-aviões Cavour, que leva ao Haiti uma missão humanitária ítalo-brasileira, chegou hoje à costa do país caribenho. A tripulação do navio deu início imediatamente aos trabalhos de desembarque das ajudas.

Os primeiros helicópteros trazidos no navio já decolaram em direção à capital haitiana, Porto Príncipe, levando membros das equipes de socorro e mantimentos às vítimas do terremoto que devastou a região no dia 12 de janeiro.

Os veículos de maior porte, contudo, ainda se encontram a bordo do navio e só poderão desembarcar quando for definido onde o Cavour ficará atracado.

Na última quinta-feira, o Cavour fez uma parada em Fortaleza, onde embarcaram dois helicópteros da Marinha brasileira (um UH-14 Super Puma e um UH-12 Esquilo), 63 militares e 11 civis. Todos eles viajaram voluntariamente ao Haiti.

Entre os brasileiros há cinco médicos e seis enfermeiros, que foram selecionados pelo Ministério da Saúde dentre sete mil profissionais que se colocaram à disposição das autoridades para a viagem.

A embarcação, comandada pelo capitão Gianluigi Reversi, partiu da cidade italiana de Spezia no dia 19 de janeiro, com cerca de 900 pessoas a bordo, 135 toneladas de ajudas fornecidas pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) e mais 77 toneladas de material da Cruz Vermelha Italiana.

Com 220 metros de comprimento e capacidade para abrigar até 20 aeronaves, o navio leva também uma força tarefa de militares, com escavadeiras, tratores, caminhões de grande porte, containers, gruas e cisternas, além de uma câmara hiperbárica móvel, com capacidade para doze pessoas, duas salas de cirurgia e 12 unidades de terapia intensiva.

De acordo com o ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, o Cavour "se tornará um hospital avançadíssimo à disposição dos feridos". 

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 01/02/2010 ás 12h

Compartilhe

Porta-aviões italiano chega ao Haiti com ajuda humanitária e voluntários brasileiros