Pontos de Memória e Museus Comunitários

Fonte Ascom/MinC 01/06/2012 às 20h

Pontos de Memória e Museus Comunitários

Fortalecer as redes estaduais de iniciativa de museologia social. Este é um dos objetivos do encontro com representantes e articuladores de Pontos de Memória e Museus Comunitários de comunidades populares, indígenas, quilombolas, dentre outras.

O encontro irá acontecer entres os dias 4 e 6 de junho, no auditório do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e contará com a presença do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg.

A expectativa é que a partir dos debates seja criado um documento com diretrizes que contribuam para o fortalecimento das redes. Também estarão em debate os mecanismos para a consolidação de uma Política Pública de Direito à Memória, a ser construída com representantes de movimentos sociais.

Os pontos de memória desempenham um papel importante para atender aos diferentes grupos sociais brasileiros que não tiveram a oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus.

 

Ascom/MinC
Fonte Ascom/MinC 01/06/2012 ás 20h

Compartilhe

Pontos de Memória e Museus Comunitários