Plataforma Richland: AMD lança nova geração de APUs Série A

Fonte Agência Ideal 13/03/2013 às 17h

A linha se destaca por oferecer uma experiência inovadora para usuários de notebooks, com recursos como login por reconhecimento facial e de movimentos para aplicações, aliada a uma melhor performance gráfica e maior duração de bateria

Março de 2013 – A AMD- fabricante de processadores e placas gráficas – lança a linha de processadores acelerados (APUs) Elite Série A, conhecida pelo codinome “Richland”. Essa nova plataforma, inicialmente voltada a notebooks, oferece uma experiência inovadora aos usuários, com recursos como acesso ao computador por reconhecimento facial e gerenciamento de aplicações por gestos, gráficos aprimorados e performance computacional superior em relação às gerações anteriores. Além disso, oferece uma capacidade melhorada de gerenciamento de energia.

 

“A alta perfomance da Série A de APUs continua a impressionar por sua habilidade de entregar gráficos superiores e uma experiência imersiva com um maior tempo de duração de bateria. Nossos engenheiros têm realizado um trabalho excepcional para aprimorar a performance do processador com consumo reduzido de bateria”, afirma Bernd Lienhard, Vice-Presidente e Gerente-Geral da Unidade de Client Business da AMD. “Com as novas capacidades incluídas nas nossas APUs Elite Série A 2013, que incluem novos softwares para controle de gestos, reconhecimento facial, entretenimento enriquecido e games ainda mais reais, estamos entregando o que há de mais inovador para os usuários”, complementa.

 

Com um desempenho mais rápido e um gerenciamento de consumo de energia melhorado em uma mesma plataforma arquitetônica utilizada por seu antecessor, somada à placa gráfica AMD Radeon HD 8000, os processadores acelerados dessa nova linha representam um marco na história já vitoriosa da AMD com as APUs, que ajudam os usuários a tirar o máximo dos notebooks, seja para uso doméstico, corporativo ou para games.

 

Experiência enriquecida para os usuários

As novas APUs Elite Série A da AMD potencializam a combinação dos núcleos de processamento e núcleos gráficos para alavancar uma variedade de experiências oferecidas por softwares, o que aumenta drasticamente a experiência do usuário.

 

AMD Face Login: A tecnologia de reconhecimento facial e uma simples webcam permitirão um log-in mais rápido e seguro no Windows e em ambientes que exijam a identificação do usuário, como redes sociais e serviços de e-mail.

AMD Gesture Control: Monitora os gestos das mãos dos usuários e os converte em comandos para controle de aplicações como tocadores de mídia, navegadores, leitores de livros digitais etc.

 

AMD Screen Mirror: Conectividade sem fio para compartilhar fotos, vídeos, conteúdos de mídia e páginas web de um PC ou tablet baseados na nova plataforma Elite Série A com qualquer TV ou tela compatível com um receptor DLNA ou outros PCs.

 

AMD Video Entertainment Features: Faz com que os conteúdos pareçam ainda melhor: a tecnologia AMD Steady Video permite que os usuários estabilizem imagens trêmulas de vídeos caseiros; a tecnologia AMD Quick Stream controla o streaming de vídeo e garante ao usuário uma experiência livre de interrupções; e a tecnologia Perfect Picture HD, que cria uma experiência enriquecida e cores mais vivas para vídeos.

 

Esses softwares otimizados para a AMD serão pré-acoplados às novas APUs para notebooks até o final deste ano e poderão ser baixados no site da www.amd.com, a partir do próximo mês (abril).

Performance aprimorada

Por meio de otimizações de engenharia das gerações anteriores da plataforma de APUs Série A – conhecida como Trinity – e gráficos atualizados, os novos processadores acelerados Elite Série A 2013 contam com significativas melhoras na performance das funcionalidades, junto com suporte para tecnologias de ponta:

  • Melhorias na performance visual e computacional em relação às gerações anteriores de APUs da Série A;
  • Tecnologia AMD Start Now voltada para agilizar o processo para ligar o equipamento;
  • Alto desempenho da Tecnologia AMD Turbo Core, com frequências melhoradas em relação às versões anteriores, para maior performance quando necessário e economia de energia quando não é necessária alta performance;
  • Suporte para as tecnologias AMD Eyefinity, dual gráficos AMD Radeon e DirectX11.

Otimização no consumo de bateria

A AMD mantém sua liderança em performance/consumo de energia com as últimas gerações de tecnologias para gerenciamento de energia. Essas soluções garantem mais performance computacional e gráfica por núcleo com o intuito de melhorar a resposta do computador e expandir o tempo de bateria. Construída com base na tecnologia AMD AlldayTM Power, a nova plataforma Elite Série A possibilita mais de 7,9 horas de navegação na web, 5,7 horas de transmissão de vídeos HD e mais de 10 horas de bateria quando no modo descanso com 55watt/hora.

Disponibilidade e detalhes técnicos

Notebooks baseados na nova geração de APUs Elite Série A da AMD estão disponíveis para os fabricantes e estarão chegando ao mercado nos próximos meses. Abaixo, alguns modelos e detalhes técnicos:

                 

First Quarter 2013 AMD Elite A-Series APUs

APU Model

AMD Radeon™ Brand

TDP

CPU Cores

CPU Clock (Max/Base)

AMD Radeon™ Cores

GPU Clock (Max/Base)

L2 Cache

Max DDR3

A10-5750M

HD 8650G

35W

4

3.5GHz/ 2.5GHz

384

720MHz/ 533MHz

4MB

DDR3-1866

A8-5550M

HD 8550G

35W

4

3.1GHz/ 2.1GHz

256

720MHz/ 515MHz

4MB

DDR3-1600

A6-5350M

HD 8450G

35W

2

3.5GHz/ 2.9GHz

192

720MHz/ 533MHz

1MB

DDR3-1600

A4-5150M

HD 8350G

35W

2

3.3GHz/ 2.7GHz

128

720MHz/ 514MHz

1MB

DDR3-1600

Desktops e computadores de baixa voltagem com as APUs Elite Série A poderão ser encontrados no mercado a partir da metade deste ano.

Sobre a AMD

A AMD é uma multinacional americana de design inovador de semicondutores. Líder em inovação tecnológica, a empresa criou o conceito de APUs (Unidades de Processamento Acelerado), que reúnem processador e placa gráfica de alta performance em um único chip, oferecendo melhor experiência visual e baixo consumo de bateria.

As tecnologias de gráficos e de computação da AMD potencializam uma variedade de dispositivos incluindo PCs, consoles para jogos e computadores poderosos que movem as empresas e a Internet. Para mais informações, visite http://www.amd.com.br.

Para mais informações, visite o site da AMD http://www.amd.com.br, a página da empresa no Facebook (http://www.facebook.com/AMD) ou siga a fabricante no Twitter (http://twitter.com/amdbrasil).

Agência Ideal
Fonte Agência Ideal 13/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Plataforma Richland: AMD lança nova geração de APUs Série A