Pirenópolis (GO) sedia 1º Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais

Fonte Ministério da Cultura 25/08/2014 às 9h

Pirenópolis (GO) sedia 1º Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais

A cidade de Pirenópolis (GO), a 107 quilômetros da capital goiana, recebe de 25 a 31 de agosto o Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais (Fifat), organizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pela Prefeitura Municipal, com apoio de entidades vinculadas e secretarias do Ministério da Cultura.

A cidade histórica foi escolhida para sediar a primeira edição do festival por manter viva a tradição em festas folclóricas regionais como a do Divino Espírito Santo, que leva todos os anos centenas de turistas e moradores a participar dos desfiles de rua.

Dentro da programação do evento estão previstos o I Simpósio Nacional de Saberes e Expressões Culturais no Cerrado: Devoção e Diversão nas Tradições Culturais Populares; feiras literárias e de gastronomia, mostras de fotografia, cinema e oficinas culturais.

A ideia do Fifat é valorizar a cultura popular brasileira, fomentar o intercâmbio cultural e divulgar a pesquisa universitária sobre o setor, com a apresentação de cerca de 80 trabalhos acadêmicos.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A única exceção é o encontro fechado voltado para aproximar universidades estaduais das ações conjuntas dos Ministérios da Cultura e da Educação. Estarão reunidos cerca de 40 pró-reitores com representantes das duas pastas.

O festival oferece ainda workshops sobre temas relacionados à gastronomia brasileira e economia criativa e haverá exposição de trabalhos de artesanato e uma feira literária.

Ao longo da semana, o público poderá conferir apresentações folclóricas de dança, música e teatro de grupos de diferentes regiões do Brasil e de cinco países – Argentina, Chile, Eslováquia, Paraguai e Peru.

O público infantil também foi contemplado com oficinas de brincadeiras folclóricas, confecção de brinquedos, teatro de bonecos e lendas goianas.
Ministério da Cultura
Fonte Ministério da Cultura 25/08/2014 ás 9h

Compartilhe

Pirenópolis (GO) sedia 1º Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais