Petrobras e Uerj divulgam pesquisa sobre o patrimônio cultural no Leste Fluminense

Fonte Agência Petrobras 15/02/2014 às 11h
Pesquisa resultou em livro e DVD que ficarão disponíveis em bibliotecas e secretarias de Cultura dos municípios

A Petrobras e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concluíram nesta quarta-feira a série de encontros para divulgação da pesquisa sobre o patrimônio cultural, material e imaterial, existente em cinco municípios do Leste Fluminense. O trabalho reúne informações sobre os municípios de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Tanguá. O estudo, que começou a ser realizado em 2009, compõe o Plano de Valorização da Cultura do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), empreendimento da Petrobras localizado em Itaboraí. Ao todo, foram identificados mais de cem patrimônios na região, que tiveram registro no livro “Patrimônio Cultura no Leste Fluminense” e no DVD “Entrelugares”.

O trabalho tem o objetivo de contribuir para o reconhecimento e visibilidade dos patrimônios materiais e imateriais dos municípios, além de identificar, descrever e analisar um conjunto de bens culturais reconhecidos como referências da identidade da região. Dentre os patrimônios materiais, destacaram-se as fazendas e as igrejas. Já entre o patrimônio imaterial estão as manifestações religiosas, como as Folias de Reis. Os cinco encontros para a divulgação do trabalho contaram com a presença dos entrevistados, de representantes da Petrobras, da Uerj e de gestores e funcionários das prefeituras municipais, além de moradores e lideranças regionais.

A pesquisa partiu de variadas fontes textuais, orais e iconográficas e contou com a participação de moradores dos municípios. Todo conteúdo está registrado no livro, com cerca de 500 páginas, que reúne os principais patrimônios identificados nas cinco cidades e no de DVD “Entrelugares”, com depoimentos dos entrevistados e registros das paisagens. As entrevistas foram realizadas com responsáveis pelos bens materiais e imateriais como membros de folias de reis, mulheres que fazem biju, ferreiro, oleiro, religiosos, capoeirista, proprietário de engenho, fazenda e representantes da prefeitura. No período de apresentação do projeto, foram distribuídos exemplares do material, elaborado pelos professores Luiz Resnik, Marcia de Almeida Gonçalves, Roberto Conduru, Rui Aniceto Nascimento Fernandes, que também estão sendo entregues aos órgãos públicos e organizações sociais e ficarão disponíveis em bibliotecas e secretarias de Cultura dos municípios.
Agência Petrobras
Fonte Agência Petrobras 15/02/2014 ás 11h

Compartilhe

Petrobras e Uerj divulgam pesquisa sobre o patrimônio cultural no Leste Fluminense