Pesquisadores do DCC vencem desafio internacional que propõe previsões de popularidade para conteúdos na web

Fonte UFMG 02/09/2014 às 19h
Equipe do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC) saiu vitoriosa em uma das principais conferências mundiais na área de aprendizado de máquina e mineração de Dados.

O time, formado pelo doutorando Flavio Diniz de Figueiredo e pelos professores Jussara Marques Almeida e Marcos André Gonçalves, obteve o primeiro lugar em duas das três tarefas do Predictive Web Analytics Challenge, categoria de predição do Discovery Challenges.

Disputada no final de agosto, a competição foi uma prévia da European Conference on Machine Learning - Principles and Practice of Knowledge Discovery in Databases (ECML/PKDD), que acontecerá no dia 15 de setembro, em Nancy, na França.

No desafio, os competidores deveriam tentar prever se determinado conteúdo veiculado na internet se tornaria popular entre os usuários ou não. Para isso, foram analisados conjuntos de tweets, posts do Facebook e páginas de Web. Os competidores monitoraram o desempenho dos dados por uma hora e, por meio de cálculos matemáticos, tentaram identificar a repercussão de tais conteúdos uma semana depois. Venceria a disputa a equipe que obtivesse o resultado mais preciso.

Os representantes do DCC, que utilizaram algoritmo que explorava conceitos na área de agrupamento de séries temporais e de predição de comportamento, tiveram a menor margem de erro na previsão de popularidade dos posts do Facebook e das páginas de Web. A solução desenvolvida pela equipe será publicada no Predictive Web Analytics workshop, que ocorrerá simultaneamente à ECML/PKDD.

Visibilidade crescente
Para a professora Jussara Marques, a vitória no desafio representa um reconhecimento aos esforços da equipe, que é financiada pela Google. De acordo com ela, “o bom desempenho na competição é motivo de muita alegria para nosso grupo, pois vem como resultado prático de um longo e cuidadoso trabalho na área de pesquisa de predição”.

A professora explica ainda que desafios do gênero, comuns entre acadêmicos e profissionais da área de Computação, têm ganhado visibilidade entre as empresas por causa do alto retorno econômico dessas soluções.

“As pesquisas de predição podem ter consequências muito positivas, já que podem influenciar as políticas de publicação de anúncios e gerenciamento de acesso de conteúdos web. Algumas empresas já perceberam esse potencial e distribuem prêmios milionários em competições desse tipo, como é o caso da Netflix”, finaliza.
UFMG
Fonte UFMG 02/09/2014 ás 19h

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