Pesquisadores do CDS lançam livros na Rio+20

Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 15/06/2012 às 22h

Dois livros de professores da Universidade de Brasília serão lançados no estande montado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) na Conferência Rio+20. O lançamento das duas obras ocorrerá no próximo domingo, 17 de junho.

O livro “Um futuro incerto – Mudanças climáticas e a vida no planeta” foi escrito pelo professor Saulo Rodrigues, diretor do CDS, em parceria com a professora Andrea Souza, e aborda de forma acessível a temática das mudanças climáticas. Já o livro “Os 30 anos da Política Nacional de Meio Ambiente: conquistas e perspectivas”, organizado pela professora Suzi Huff Theodoro, pesquisadora do CDS, é uma coletânea de artigos com variados assuntos que perpassam sobre a lei e seus desdobramentos no decorrer desses 30 anos. As duas obras foram publicadas pela Editora Garamond.

Saulo Rodrigues e Andrea Souza explicam conceitos muito frequentes no debate sobre a mudança de clima, como efeito estufa e mitigação. O professor diz que o livro é voltado para o público leigo. “A intenção é atingir os jovens, pois eles vão dar as cartas no futuro e precisam conhecer bem a situação em que o meio ambiente se encontra”, disse. Essa publicação faz parte da coleção “Desafios do Século 21”, que reúne 10 livros, todos escritos com o objetivo de uma linguagem bastante didática. A coleção aborda temas ligados ao meio ambiente como desperdício de lixo, uso dos recursos hídricos, crise energética, biodiversidade, produção sustentável de alimentos, entre outros.

Além de fazer uma revisão sobre conceitos, o livro comenta também sobre a repercussão que as mudanças climáticas causam na economia e na qualidade de vida das pessoas. “Há muitas pessoas vulneráveis, principalmente nas áreas mais atingidas. Existe uma dificuldade nas relações internacionais para adotar medidas de combate ao aquecimento”, contou. “Explicamos no livro as principais conferências que acontecem no mundo. Em relação à COP (Conferência das Partes das Nações Unidas), por exemplo, fizemos uma tradução simples do que significa e quais os desdobramentos mais importantes decididos lá”, explicou a professora Andrea Souza.

POLÍTICA AMBIENTAL - O outro livro que será lançado neste domingo, “Os 30 anos da Política Nacional de Meio Ambiente: conquistas e perspectivas”, foi idealizado para comemorar os 30 anos da lei 6.938/1981, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA). A coletânea é composta por 12 artigos elaborados por profissionais com diferentes formações - professores, pesquisadores, consultores legislativos e analistas do setor público e privado.

Desde que foi instituída, a Política Nacional de Meio Ambiente vem sendo renovada. “As leis envelhecem como tudo na vida. É preciso renovar à luz das novas tecnologias e do desenvolvimento”, disse Suzi Huff. Segundo ela, um exemplo é a lei do “Poluidor pagador”, que obriga qualquer pessoa física ou jurídica que tenha causado algum dano ao meio ambiente a ressarcir os prejudicados. “Agora existe o ‘Beneficiário recebedor’, que é menos punitivo e gera um incentivo maior. As empresas que forem ecologicamente corretas ganham por isso”, explicou.

Segundo a autora, é importante dar voz a vários setores para enriquecer o debate. “Convidei pessoas qualificadas que sabem muito sobre o tema que escreveram. Além dos cinco professores da UnB que colaboraram, há artigos de consultores da Câmara, do Senado, um comentário do Senador Rodrigo Rollemberg e também a colaboração da Confederação Nacional da Indústria”, contou.

Serviço

Lançamento dos livros "Um futuro incerto - Mudanças Climáticas e a vida no planeta" e "Os 30 anos da Política Nacional de Meio Ambiente: conquistas e perspectivas"
Local: Pier Mauá S/A, áreas 33 a 36. Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá. Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de junho
Horário: 17 horas

Secretaria de Comunicação da UnB
Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 15/06/2012 ás 22h

Compartilhe

Pesquisadores do CDS lançam livros na Rio+20