Pesquisador e documentarista Tukufu Zuberi fala hoje no campus Pampulha sobre relações raciais

Fonte UFMG 03/09/2014 às 9h
Nesta quarta-feira, 3, às 14h, o pesquisador Tukufu Zuberi, da Universidade da Pensilvânia (Philadelphia, EUA), ministra em inglês o seminário Black Survivors: Mortality at the end of Enslavement in Brazil, the Caribbean, and the United States.

A palestra, que integra o ciclo de Seminários de Pesquisa em Demografia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), será realizada no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

Professor de sociologia e estudos africanos, Zuberi é cientista social, documentarista, curador e autor de vários livros, ensaios e artigos com foco no estudo das relações raciais e em estudos africanos.

Nascido Antonio McDaniel e criado nos projetos habitacionais de Oakland, Califórnia, na década de 1970, ele explica que abraçou o nome Tukufu Zuberi – suaíli para "além do louvor" e "força" – porque sentia a necessidade "de fazer e ter uma conexão com um período importante em que as pessoas estavam desafiando o que significa ser um ser humano”.

Entre seus trabalhos, destaque para a produção do longa-metragem African Independence, filme-documentário que focaliza o nascimento, o desenvolvimento e os problemas enfrentados pelos movimentos que conquistaram a independência na África.

Nos últimos 12 anos, também é conhecido como o apresentador e coprodutor do série de televisão History Detectives, da Public Broadcasting System (PBS).
UFMG
Fonte UFMG 03/09/2014 ás 9h

Compartilhe

Pesquisador e documentarista Tukufu Zuberi fala hoje no campus Pampulha sobre relações raciais