Pesquisador do Observatório Nacional integrará expedição na Austrália

Fonte MCTI / Observatório Nacional 28/08/2014 às 14h
O pesquisador Daniel Franco, da área de Geofísica do Observatório Nacional, participará da Expedição 356 (Indonesian Throughflow) do Programa International Ocean Discovery Program (IODP), que concedeu uma bolsa de estágio em pós-doutorado ao brasileiro. Os estudos serão a bordo de um navio-laboratório para coleta de dados oceânicos, cobrindo uma região de cerca de dez graus de latitude da porção noroeste da Plataforma Australiana.

A bolsa terá validade de 31 de julho a 30 de setembro de 2015. O IODP é um programa internacional de pesquisas marinhas que visa à investigação da história e da dinâmica da Terra a partir do registro de sedimentos e rochas marinhas. A iniciativa, que existe há cinco décadas, envolve atualmente 26 países.

O objetivo do trabalho na costa australiana é obter um registro sedimentar que reflita a variabilidade paleoceanográfica e paleoclimática ao longo dos últimos 5 milhões de anos, em uma área fortemente influenciada pelo Indonesian Throughflow (ITF) – sistema de transferência de águas superficiais e intermediárias do Oceano Pacífico ao Oceano Índico através do arquipélago indonésio.

A magnitude e variabilidade da ITF influenciam de maneira proeminente o balanço de calor e de água doce de massas de água tropicais, com forte impacto sobre a dinâmica das mudanças climáticas globais em diferentes escalas de tempo.

Sobre o ON

O Observatório Nacional é um instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). atua em três grandes áreas de conhecimento - Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência -, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional.

Suas atividades incluem a formação de pesquisadores em cursos de pós-graduação, a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira e a divulgação do conhecimento produzido através de atividades especializadas.



MCTI / Observatório Nacional
Fonte MCTI / Observatório Nacional 28/08/2014 ás 14h

Compartilhe

Pesquisador do Observatório Nacional integrará expedição na Austrália