Parque Nacional do Itatiaia completa 75 anos

Fonte Comunicaçao ICMBio 13/06/2012 às 17h

Parque Nacional do Itatiaia completa 75 anos

Parque Nacional do Itatiaia completa 75 anos

Brasília (11/06/2012) – Amanhã, dia 14 de junho, o Parque Nacional do Itatiaia celebra 75 anos. Criado em 14 de junho de 1937, o parque representa um marco na conservação ambiental do país. A cerimônia de aniversário contará com a presença de representantes da direção do ICMBio, autoridades municipais e estaduais, instituições parceiras do parque e representantes do Conselho Consultivo da unidade de conservação. O evento será marcado pela passagem do cargo de chefia do parque do analista ambiental Walter Behr, para o também analista ambiental, Gustavo W. Tomzhinski.

O Estado de Minas Gerais passará uma área de quase 300 hectares de planalto para o parque nacional. Será inaugurada a Exposição Aves, ilustrando a rica avifauna de um dos mais importantes destinos de observadores de aves do mundo. O parque possui 28.084,100 hectares e localiza-se na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Ele fica a sudoeste do estado do Rio de Janeiro, no município de Itatiaia, e a sudoeste de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Itamonte, Alagoa e Bocaina de Minas.

Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras, o Vale do Aiuruoca e a Pedra do Altar são alguns dos atrativos na parte alta da unidade, inesquecíveis aos olhos de seus visitantes. Já na parte baixa, encontram-se o Lago Azul, a Cachoeira Poranga, a Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Itaporani, Véu de Noiva e os Três Picos.

Para saber mais sobre o Parque Nacional do Itatiaia, clique aqui.

 

Comunicaçao ICMBio
Fonte Comunicaçao ICMBio 13/06/2012 ás 17h

Compartilhe

Parque Nacional do Itatiaia completa 75 anos