Para Mantega, país está entrando em novo ciclo de crescimento

Fonte Agência Brasil 29/08/2014 às 9h
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na noite de ontem (28) que o Brasil está entrando em um novo ciclo de crescimento. “Os problemas conjunturais estão ficando para trás. Com nosso grande programa de infraestrutura, maciços investimentos em educação, nós estamos perto de que esse novo ciclo de investimento sustentável esteja sendo construído”, disse ao participar de premiação a empresários promovida pela revista Istoé Dinheiro.

Segundo o ministro, a atuação do governo impediu que a crise internacional iniciada em 2008 tivesse efeitos ainda mais danosos à economia nacional. “Para mim, está claro que uma política anticíclica, corajosa e ousada faz toda diferença. Uma política bem sucedida que protegeu o emprego e o salário dos trabalhadores, fazendo com que os brasileiros pouco sofressem com a crise externa”, destacou.

Após o período turbulento, Mantega avalia que há espaço para a retomada do crescimento econômico. “Detectamos neste segundo semestre sinais de melhora da atividade”, disse, ao estimar que o Produto Interno Bruto (PIB) terá um crescimento “moderado” neste ano. "Nos preparamos para iniciar um novo ciclo de expansão nos próximos anos".

Apesar da avaliação otimista, o ministro reconheceu que o país ainda tem grandes desafios para enfrentar. “Temos muito para avançar, para elevar ainda mais o padrão de vida da população e estabelecer um ambiente mais competitivo para as empresas, com mais inovação e maior produtividade”.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 29/08/2014 ás 9h

Compartilhe

Para Mantega, país está entrando em novo ciclo de crescimento