Papa acompanha polêmica envolvendo ex-diretor jornal católico, confirma porta-voz

Fonte Ansa Flash. 05/02/2010 às 14h

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou hoje que o papa Bento XVI acompanha as polêmicas envolvendo o ex-diretor no jornal Avvenire Dino Boffo e o diretor do Il Giornale, Vittorio Feltri.

"É óbvio que o Papa sabe o que acontece e está informado sobre a realidade", reiterou Lombardi. As polêmicas tiveram início em agosto de 2009, quando Boffo publicou no Avvenire, jornal da Conferência Episcopal Italiana (CEI), um artigo com críticas ao primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Em resposta, Feltri, irmão do chefe de Governo da Itália, publicou um dossiê no qual revelava que Boffo era réu em um processo de assédio sexual. O caso levou o jornalista do Avvenire a renunciar à direção da publicação católica no dia 3 de setembro.

Em dezembro, o próprio Feltri admitiu que algumas das acusações feitas contra Boffo não tinham fundamento, mas assegurou que o documento publicado tivera sua veracidade confirmada por uma fonte do Vaticano. O diretor do Il Giornale não revelou, contudo, quem seria essa fonte.

O caso voltou à tona nos últimos dias, após um almoço em Milão entre Feltri e Boffo. Questionado sobre o prejuízo que o caso traz à imagem da Igreja, o responsável da CEI para os Problemas Sociais e Trabalho, Dom Arrigo Miglio, ressaltou que "o que prejudica a Igreja é a falta de vontade de conversão"

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 05/02/2010 ás 14h

Compartilhe

Papa acompanha polêmica envolvendo ex-diretor jornal católico, confirma porta-voz