ONU celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Fonte EcoAgência de Notícias 05/06/2012 às 22h
 ONU celebrou neste 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente com o Brasil como sede das festividades deste ano. A última vez que o país acolheu as celebrações do Dia foi há vinte anos, logo antes da conferência, ECO 92. O tema de 2012 é "Economia Verde: Ela te inclui?", e reflete a importância de cada um para o desenvolvimento sustentável. No Rio de Janeiro, personalidades visitaram, nesta segunda-feira, a exposição do "Green Nation Fest", um festival "interativo" para a conscientização ambiental. O evento contou com a presença do diretor-executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, Achim Steiner, da embaixadora da Boa Vontade do Pnuma, Gisele Bündchen, da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além do prefeito da cidade, Eduardo Paes.

Gisele disse que informar o público sobre o meio ambiente é fundamental. "Eu acho que a coisa mais importante que a gente pode fazer é conscientizar e educar as pessoas sobre o que realmente está acontecendo e qual é o impacto do ser humano no meio ambiente. E como a gente pode fazer a nossa parte. É muito legal que as crianças possam ver isso de perto." Entre os outros eventos para marcar o Dia, está a entrega simbólica, às Nações Unidas, do Rio Centro, local onde ocorrerá a Conferência para o Desenvolvimento Sustentável, Rio +20. Em Brasília, a presidente Dilma Roussef anunciará medidas para a proteção do Meio Ambiente, e o Senado brasileiro terá uma sessão especial sobre o tema. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou, em mensagem especial, que um equilíbrio entre o social, econômico, e ambiental, é essencial para o futuro do planeta.

Prêmio Campeões da Terra

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, entregou o Prêmio Campeões da Terra 2012 a seis indivíduos reconhecidos pela promoção da sustentabilidade. Entre os ganhadores está o banqueiro brasileiro, Fábio Barbosa. Segundo o programa da ONU, ele demonstrou "visão empresarial ao promover o uso de energias renováveis e tecnologia limpa" nos negócios. Além de Barbosa, foi agraciado também o atual presidente da Mongólia, Tsakhia Elbegdorj. Ele se tornou um "Campeão da Terra" por colocar políticas de sustentabilidade em primeiro lugar em seu governo.

A cerimônia de entrega ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a presença do chefe do Pnuma, Achim Steiner, e da top model Gisele Bündchen. O evento ocorre a cerca de duas semanas da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Os outros ganhadores do Prêmio Campeões da Terra deste ano são o empresário de energia renovável, Sultan Ahmed Al Jaber, dos Emirados Árabes; o aeronauta suíço, Bertrand Piccard; o cientista holandês, Sander van der Leeuw e o ambientalista queniano, Samson Parashina. Entre os agraciados em edições anteriores do Prêmio estão o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

EcoAgência de Notícias
Fonte EcoAgência de Notícias 05/06/2012 ás 22h

Compartilhe

ONU celebra Dia Mundial do Meio Ambiente