Olimpíada do Conhecimento reunirá mais de 800 estudantes em BH

Fonte Finep 29/08/2014 às 20h
Maior torneio de educação profissional das Américas, a 8ª Olimpíada do Conhecimento acontecerá durante a Expominas, em Belo Horizonte (MG), entre 3 e 6 de setembro. A estimativa é reunir mais de 800 estudantes para realização de provas sobre 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária.

A iniciativa acontece a cada dois anos e enolve estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nesta edição, além de participarem aluno dos Institutos Federais de Tecnologia, 45 jovens com deficiência competirão entre si em quatro modalidades.

Os participantes são alunos com menos de 21 anos de idade e, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área.

O processo de seleção acontece em etapas preliminares dentro das escolas e nos estados. Durante o torneio, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem os estudantes que alcançarem as melhores notas durante os quatro dias de provas.

Sobre a olimpíada

Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a olimpíada serve como avaliação do ensino técnico no Brasil e conta com o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Com o bom desempenho dos competidores, a Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Os melhores estudantes representam o Brasil no WorldSkills, competição mundial de competência profissional.
Finep
Fonte Finep 29/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Olimpíada do Conhecimento reunirá mais de 800 estudantes em BH