Olimpíada do Conhecimento reúne 800 competidores de todo o Brasil

Fonte Portal Brasil / Agência Brasil 03/09/2014 às 21h
Começou nesta terça-feira (3), em Belo Horizonte (BH), as competições da 8ª Olimpíada do Conhecimento (OC2014). O evento é considerado a maior competição de educação profissional das Américas. A programação segue até este sábado (6).

A Olimpíada é realizada a cada dois anos para testar as habilidades de jovens com até 21 anos que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos. A edição deste ano conta com cerca de 800 competidores vindos dos 26 estados e do Distrito Federal para participar de competições em 58 ocupações técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária.

Uma série de atividades especiais também está programada com o objetivo de revelar para o público o quanto a união entre educação e tecnologia pode tornar a indústria mais competitiva.

Para o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, um evento como esse é primordial para os alunos da educação profissional. “A Olimpíada é fundamental para a aprendizagem dos alunos e para as empresas, mas o objetivo principal é mostrar a educação profissional como um caminho de escolha, com uma boa remuneração. O estudante poderá ingressar no mercado de trabalho e poderá também continuar a estudar se desejar”, destacou.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, acredita que eventos como a Olimpíada servem para incentivar os jovens e mostrar o crescimento profissional de cada um deles. “Na última edição tivemos 28 atividades, hoje temos aqui quase 60 ocupações técnicas. Isso mostra como os jovens estão se preparando para o mercado de trabalho, seja na área da saúde, indústria, agropecuária, entre outras.”

A competição contou, ainda, com a visita da Presidenta da República, Dilma Rousseff, que declarou que os alunos participantes mostram a força e o potencial da educação combinada com a inovação. “Este ambiente liga estudo, experimentação, tecnologia e inovação, e cria um conjunto de brasileiros e brasileiras que queremos que seja a base de um País."

Os quatro dias de provas serão abertos à visitação a fim de incentivar a busca por informações sobre o ensino técnico. Quem visitar a olimpíada vai conferir 900 toneladas de equipamentos, incluindo seis estações geodésicas, duas turbinas de avião e um helicóptero sendo operados pelos competidores durante a Olimpíada do Conhecimento. São esperados 300 mil visitantes.


Portal Brasil / Agência Brasil
Fonte Portal Brasil / Agência Brasil 03/09/2014 ás 21h

Compartilhe

Olimpíada do Conhecimento reúne 800 competidores de todo o Brasil