Olimpíada Brasileira de Matemática para universitários será neste sábado, no ICEx

Fonte UFMG 02/09/2014 às 20h
A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária (OBM-U), que será realizada no próximo sábado, 6, na sala 2035 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), campus Pampulha, recebe inscrições até sexta, ao meio-dia. A prova terá início às 13h30.

Alunos de universidades de Belo Horizonte interessados em participar dessa competição devem entrar em contato com o professor Fabio Brochero Martínez, por meio do endereço [email protected] É preciso informar no corpo da mensagem (com assunto “Inscrição OBM-U”) o nome completo, período, curso e instituição. Esse nível da Olimpíada de Matemática, criado em 2001, é destinado a alunos de qualquer curso, que ainda não tenham concluído o ensino superior.

Para a prova deste sábado, não há limite de número de inscritos. A prova, discursiva, vai conter seis problemas que deverão ser resolvidos em até 4h30. O aluno que deseja se preparar para a olimpíada pode utilizar material de estudo disponível no site da competição, como provas de anos anteriores, aulas on-line e a revista Eureka!, da OBM.

Promovida desde 1979, a OBM pretende estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática, nas quais competem os melhores estudantes de diversos países.

A coordenação geral da OBM está centralizada no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e a coordenação em Belo Horizonte fica a cargo do professor Seme Gebara Neto, do Departamento de Matemática do ICEx, na UFMG.

Acesse o regulamento da competição. Outras informações estão disponíveis no site das Olimpíadas e no da Sociedade Brasileira de Matemática.
UFMG
Fonte UFMG 02/09/2014 ás 20h

Compartilhe

Olimpíada Brasileira de Matemática para universitários será neste sábado, no ICEx