Oficina Corporeidades Negras tem inscrições abertas

Fonte Fundação Nacional de Artes 12/08/2014 às 10h
Belo Horizonte sedia, de 18 a 22 de agosto, a oficina ‘Corporeidades Negras’, realizada pela Funarte MG. A oficina será ministrada pela artista, pesquisadora e arte-educadora Júnia Bertolino, diretora e coreógrafa da Cia Baobá Minas, de Belo Horizonte. O curso acontece no Complexo Cultural da Funarte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via email até a próxima sexta-feira (15).

A ação faz parte do programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas, da Fundação Nacional de Artes, e disponibilizará 30 vagas. Interessados deverão enviar e-mail com nome completo, telefone para contato e breve currículo.

Direcionada a crianças, jovens e adultos, a oficina traz declamações performáticas de poemas brasileiros, inspirados em poetisas, escritoras e performistas, como Conceição Evaristo, Leda Martins, Elisa Lucinda e Jussara Santos.

O universo feminino é explorado por intermédio das palavras, gestuais, figurinos e cantos; apresentando desde mulheres ancestrais – que trazem o saber, a fé, a garra e a alegria da dádiva de ser mulher – às mães, profissionais liberais e artistas que transitam pela modernidade e a tradição, o profano e o sagrado, a oralidade e a academia, o rural e o urbano, o visceral e o sutil em meados de segundos.

A partir de um trabalho de expressão corporal, será mostrado também como a literatura, o canto, o teatro e a dança podem despertar e estimular a leitura e a busca de conhecimentos sobre identidade. Além de dar visibilidade à contribuição cultural do povo de descendência africana e sua influência na cultura afro-brasileira, a oficina visa fortalecer a identidade cultural da raça negra.

Serviço

Oficina ‘Corporeidades Negras’

Com Júnia Bertolino

De 18 a 22 de agosto, das 14h às 18h

Público-alvo: crianças, jovens e adultos Vagas: 30

Inscrições gratuitas: [email protected]

Informações: (31) 3213 3084

Local: Funarte MG

Rua Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte (MG)



Fundação Nacional de Artes
Fonte Fundação Nacional de Artes 12/08/2014 ás 10h

Compartilhe

Oficina Corporeidades Negras tem inscrições abertas