Objetivo é neutralizar o EI, disse Barack Obama

Fonte ANSA 03/09/2014 às 9h
Presidente dos EUA condenou assassinato de outro jornalista

03 Setembro, 08:07•ROMA•EBA

(ANSA) - O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira (3) que o objetivo dos Estados Unidos (EUA) é neutralizar o Estado Islâmico (EI), após a divulgação de mais um vídeo que mostra outra degolação de um jornalista norte-americano por parte do grupo jihadista. "Devemos garantir que o EI não seja uma ameaça constante na região. Conseguiremos ainda que leve um tempo", disse Obama que fez um paralelo com o grupo terrorista Al-Qaeda, reconhecendo que uma vez que uma estrutura deste tipo é enfraquecida, algo sempre permanece. O importante "é neutralizar a ameaça terrorista em ampla escala", afirmou ele.

O presidente norte-americano condenou a decapitação do jornalista dos EUA Steven Sotloff, divulgada ontem, e classificou a ação do EI como "um horrível ato de violência, não nos deixaremos intimidar, faremos justiça".

O chefe da Casa Branca concedeu as declarações em uma coletiva de imprensa junto com o presidente da Estônia, Toomas Hendrik Ilves, hoje em Talinn, capital do país onde se encontra em visita.

Ainda hoje a Casa Branca confirmou a autenticidade do vídeo da decapitação de Sotloff por parte de um militante do EI. "A inteligência dos EUA analisou o vídeo publicado recentemente que mostra o cidadão norte-americano Steven Sotloff e concluiu que é autêntico", informou a porta-voz da National Security Concil dos EUA, Caitlin Hayden.(ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 03/09/2014 ás 9h

Compartilhe

Objetivo é neutralizar o EI, disse Barack Obama