O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., recebeu o título de Sócio Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura

Fonte Ascom - PUC Rio 10/06/2012 às 22h

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., recebeu o título de Sócio Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura no dia 14 de maio. A homenagem foi parte da assembleia em comemoração aos 175 anos de existência da instituição.

O Real Gabinete Português de Leitura surgiu com o objetivo de divulgar, entre os brasileiros, a cultura portuguesa. A biblioteca da instituição foi criada para ampliar os conhecimentos dos sócios portugueses residentes no Brasil. Hoje, a biblioteca é pública e acessível a todos.

O presidente do Real Gabinete, Antônio Gomes da Costa, afirmou que a instituição sempre teve uma boa ligação com as universidades cariocas, principalmente com a PUC. Para ele, é importante cada vez mais ampliar e desenvolver esse intercâmbio.

Para padre Josafá, foi uma alegria muito grande receber o título.

– O Gabinete tem insistido historicamente em algo que é fundamental, dar acesso às pessoas na questão da leitura. E a PUC tem essa preocupação de poder contribuir com vários projetos – afirmou o Reitor.

A cerimônia contou com a presença da professora Cleonice Berardinelli, que foi a oradora oficial da assembleia. A professora, que revelou ter um apreço muito grande pelo Gabinete, destacou que a biblioteca é um acervo precioso para pesquisadores da área.

Ascom - PUC  Rio
Fonte Ascom - PUC Rio 10/06/2012 ás 22h

Compartilhe

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., recebeu o título de Sócio Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura