"O Esplendor da Comédia e o Esboço das Ideias" será lançado pela Funarte dia 13/6, no Rio

Fonte Ascom - Funarte 10/06/2012 às 21h

Livro resgata a produção teatral carioca do início do século XX, em dez textos selecionados pelo dramaturgo Sergio Fonta.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lança, dia 13 de junho, quarta-feira, às 18 horas, no Teatro Dulcina, no Rio, o livro O Esplendor da Comédia e o Esboço das Ideias: dramaturgia brasileira dos anos 1910 a 1930. Organizado pelo escritor, dramaturgo, ator e diretor Sergio Fonta, a obra reúne dez textos que traçam um interessante painel da sociedade brasileira nesse período. O volume conta, ainda, com inúmeras notas ao pé de página, a biografia de cada autor e a sinopse de cada peça selecionada.

Sergio Fonta buscou reunir o que havia de melhor na dramaturgia nacional. São montagens que marcaram a vida cultural do país, especialmente a do Rio de Janeiro, então capital federal, e consagraram nos palcos nomes como o de Dulcina de Moraes, Jaime Costa, Leopoldo Fróes e Procópio Ferreira, conquistando enorme sucesso de público.

Ao abordar temas polêmicos e que revelam os costumes da época, como a mudança do papel da mulher na família, a corrupção, a política, essas peças resgatam não só a comédia de costumes e sátiras, que se destacavam até então, como também os primórdios do chamado teatro de ideias, que viria a se consolidar a partir dos anos 1940.

“Selecionar os textos não foi tarefa das mais fáceis”, revela Fonta. Diante de um vasto panorama de peças de excelência da época, ele decidiu se ater a autores de grande destaque no Rio de Janeiro. O leitor poderá conhecer ou rememorar obras de João do Rio, Júlia Lopes de Almeida, Cláudio de Souza, Gastão Tojeiro, Armando Gonzaga, Álvaro Moreyra, Viriato Corrêa, Oduvaldo Vianna, Maria Jacintha e R. Magalhães Júnior. Outro objetivo de Sergio Fonta foi resgatar textos aos quais estudiosos, atores e amantes do teatro há muito não tinham acesso, redescobrindo autores que hoje estão praticamente esquecidos pelo grande público.

Sobre o autor
Nascido no Rio de Janeiro, Sergio Fonta é escritor, dramaturgo, diretor e ator. Como ator, já trabalhou em mais de 30 espetáculos, sendo os mais recentes “O especulador”, de Balzac,” Amadeus”, de Peter Shaffer, e” A prostituta respeitosa”, de Jean-Paul Sartre. Obteve 13 premiações nas áreas de teatro e literatura. É dele a biografia do ator Rubens Corrêa, “Um salto para dentro da luz”, lançada em 2011 pela Coleção Aplauso, Editora Imprensa Oficial de SP, e indicada para o 6º Prêmio APTR, na categoria Especial. É Membro do júri do Prêmio Shell de Teatro/RJ. Escreveu também o artigo-ensaio “A perene idade das estrelas”, sobre a atriz Dulcina de Moraes, publicado, entre outros autores, no livro “A mulher e o teatro brasileiro do século XX”, pela Editora Hucitec (SP). Teve editadas duas peças suas: “Fragmentos claros de um folhetim negro” (Ed. da Cidade, Porto Alegre) e “Flagramentos” (Ed. Teatral). Outra peça de sua autoria, a comédia musical infantil “Tem bola na cola”, estreou em 2011 no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro) e reestreou em março de 2012 no Teatro Miguel Falabella, com duas indicações para o Prêmio Zilka Salaberry: Melhor Atriz (Nedira Campos) e Melhor Música (Roberto Gnattali / Sergio Fonta). Recentemente dirigiu o musical Zé Keti: eu sou o samba, que acaba de completar sua terceira temporada no Rio de Janeiro.

Serviço
O Esplendor da Comédia e o Esboço das Ideias: dramaturgia brasileira dos anos 1910 a 1930
Organização: Sergio Fonta
Edição Funarte
604 páginas
Preço sugerido: R$55,00

Lançamento:
Dia 13 de junho de 2012, quarta-feira, às 18 horas

Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17
Centro, Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2240-4879

Ascom - Funarte
Fonte Ascom - Funarte 10/06/2012 ás 21h

Compartilhe

"O Esplendor da Comédia e o Esboço das Ideias" será lançado pela Funarte dia 13/6, no Rio