Núcleo Walter Benjamin realiza em setembro colóquio no Memorial Minas Gerais Vale

Fonte UFMG 25/08/2014 às 10h
Walter Benjamin é considerado um dos maiores pensadores da modernidade, influenciador de gerações de filósofos e críticos, literários e de arte. Sua produção teve grande impacto na vida intelectual brasileira e hoje motiva importantes pesquisas nas universidades do país.

Em setembro, o Núcleo Walter Benjamin da Faculdade de Letras da UFMG – completamente dedicado à obra do alemão – realiza a quarta edição de seu colóquio anual, que tradicionalmente fomenta a atualização das reflexões sobre a obra do autor. Neste ano, o tema do encontro será Fantasmagorias.

O colóquio acontece de 17 a 19 no Memorial Minas Gerais Vale, que fica na Praça da Liberdade, s/nº, na esquina da rua Gonçalves Dias. Para alunos de graduação e pós-graduação, as inscrições custam R$ 90. Professores, pesquisadores e demais interessados pagam R$ 150.

Orientações sobre como fazer a inscrição e a programação podem ser consultadas no site do evento. Ao todo, serão 11 conferências e sete palestras, proferidas por 18 dos principais nomes que pesquisam o tema no Brasil e no exterior.

Participam do evento: Aléxia Bretas, Antonio Dominguez Leiva, Christine Blättler, Christine Schmider, Christophe David, Daniel Weidner, Edson Rosa, Eduardo Veras, Idelber Avelar, Lisa Vasconcellos, Marc Berdet, Marcelo Jacques de Moraes, Márcia Arbex, Nathalie Raoux, Patricia Lavelle, Roberto Vecchi, Rosana Kohl Bines e Samuel de Jesus.

No final da tarde de quinta-feira, 18, haverá ainda uma sala de leitura, com o lançamento do livro Rememoração profana: ensaios sobre Walter Benjamin (Editora 34), de Jeanne Marie Gagnebin. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo email [email protected]
UFMG
Fonte UFMG 25/08/2014 ás 10h

Compartilhe

Núcleo Walter Benjamin realiza em setembro colóquio no Memorial Minas Gerais Vale