Normas de exploração de minério para fabricar fertilizantes saem em 90 dias

Fonte Agência Brasil. 10/12/2009 às 14h

 O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse hoje (10) que deve ser publicado, em cerca de 90 dias, o marco regulatório para exploração de jazidas de minério com a finalidade de produção de fertilizantes.

“Com a definição da legislação específica para a área, é possível alcançarmos a autossuficiência em fertilizantes em menos de dez anos”, afirmou.

O maior avanço será na exploração de potássio, uma das três principais matérias-primas para a produção de fertilizantes e produto que o Brasil precisa importar 91% do que consome. Em 2008, os produtores brasileiros gastaram cerca de US$ 5 bilhões na importação de 6,5 milhões de toneladas de cloreto de potássio.

O ministro vem criticando, desde o início do ano, empresas que detêm o direito de explorar algumas minas há décadas e não o fazem. Entre as medidas que podem ser tomadas pelo governo está a cassação dessas permissões. O assunto está sendo discutido entre representantes dos ministérios da Agricultura, de Minas e Energia e da Casa Civil.
 

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 10/12/2009 ás 14h

Compartilhe

Normas de exploração de minério para fabricar fertilizantes saem em 90 dias