NBB - Rodada dupla no Espírito Santo é o destaque da abertura do returno

Fonte LBN 05/02/2010 às 15h

Dois grandes jogos do NBB serão transmitidos ao vivo pelo Sportv nesta sexta-feira. A rodada dupla marca a abertura do segundo turno da comepti´´cão, com a partida entre Vila Velha Cetaf/Garoto/UVV e Flamengo, às 19h, em seguida, às 21h, o Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha terá pela frente o São José/Unimed/Vinac. Ambas as partidas serão realizadas no mesmo local, o Ginásio Municipal João Goulart (Tartarugão), em Vila Velha. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás, Caixa Econômica Federal e Spalding.

Na sétima colocação na tabela, o Vila Velha corre atrás da reabilitação na competição, já que vem de derrota dentro de casa, diante do Ciser/Araldite/Univille /Joinville. Atuando como mandante, a equipe capixaba tem um retrospecto positivo, com quatro vitórias e três derrotas. Para o embate contra o rubro-negro, o técnico Márcio Azevedo pede concentração máxima. "Precisamos jogar no nosso limite para tentarmos surpreende-los, o que não será tarefa fácil, já que eles possuem um poderio ofensivo muito grande e qualquer falha pode ser fatal", disse. "Vamos tentar levar o jogo, quarto a quarto, em uma diferença num patamar aceitável para poder tentar a vitória no final", completou

Pelos lados do Flamengo, apesar de jogar longe do Rio de Janeiro, o ala Duda garante que se sentirá em casa. "Nesses dois anos que jogamos lá, os ginásios sempre estavam lotados e parecia que a gente estava jogando em casa. Nunca perdemos lá. Espero que este ano seja assim porque nosso objetivo é terminar em primeiro na fase de classificação". O clube da Gávea ocupa a terceira posição no NBB, com 13 vitórias e nove derrotas. A equipe carioca vem de vitória incontestável diante do Paulistano/Amil, jogando na Arena HSBC.

Em seguida, Saldanha e São José entram na quadra e o clube do Espírito Santo espera quebrar uma série incômoda de seis derrotas consecutivas. "Vamos jogar respeitando os nossos limites e, com muito trabalho, tentar sair desta crise", declarou. "Sabemos que o São José é o atual campeão paulista, uma equipe gabaritada e com muita qualidade", completou o técnico interino Alarico Lima, que informou a apresentação de Paulo Murilo como novo treinador da equipe para a próxima segunda-feira.

O adversário desta sexta-feira também vem de um período complicado na competição, com quatro derrotas seguidas. "Atravessamos um momento difícil devido ao desgaste das finais do campeonato paulista e também por causa das contusões de alguns jogadores importantes como o Renato, o Di e o Rafael Mineiro", explicou o técnico Régis Marrelli. Com relação ao confronto, o treinador destaca a força física do rival. "Devido às lesões ficamos com uma equipe muita baixa e precisamos amenizar este problema. Eles possuem jogadores fortes e um rápido contra-ataque, por isso, temos que atuar com uma defesa compacta, fazer um jogo seguro e valorizar a posse de bola", concluiu.


Returno do NBB

Além das duas partidas que serão transmitidas pelo Sportv, nesta sexta-feira, a abertura do segundo turno do NBB marca a estreia de dois treinadores no NBB. O Palmeiras/Lupo/Araraquara terá o técnico Daniel Wattfy no comando da equipe e o Assis Basket, terá Carlão fazendo sua primeira partida. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás, Caixa Econômica Federal e Spalding.

O Araraquara de Wattfy joga fora de casa diante do GRSA/Itabom/Bauru. O treinador reconhece que o período de adaptação foi pequeno para a primeira partida à frente do clube. Por isso, o novo técnico do time alviverde espera contar com a colaboração dos atletas. "Fui recebido de braços abertos aqui em Araraquara. Sei que não temos muito tempo a perder e os jogadores precisam compreender algumas mudanças", disse.

Outro estreante nesta rodada é o técnico do Assis Basket, Carlão. O treinador substitui Marco Antônio Aga e terá um grande desafio pela frente, enfrentar o Vivo/Franca. Na partida disputada no primeiro turno, Franca venceu por 74 a 63. O time comandado por Hélio Rubens não poderá contar com o pivô David e com o ala Cauê, machucados. Mesmo com uma campanha irregular longe do Pedrocão, o treinador francano está confiante na busca por um resultado positivo. "O estado de espírito é o mesmo por que sabemos da importância da competição e de estar entre os primeiros. O que vamos fazer sempre é nos dedicar inteiramente ao momento presente, ao jogo que nos pertence. Cada jogo é um jogo e todos são decisivos".

Líder da competição, o Universo/BRB/Financeira Brasília tem um excelente retrospecto como mandante. Nas cinco vezes que entrou em quadra no ginásio ASCEB, o time saiu vitorioso em todas. No primeiro turno, em São Paulo, bateu o Pinheiros, por 98 a 92. "O Pinheiros é uma equipe diferente daquela que enfrentamos no primeiro turno, principalmente depois da chegada do armador norte-americano (Jamison Brewer). Eles possuem um time ofensivamente bem composto, por isso, precisamos ter uma defesa positiva, assim como no terceiro quarto na vitória sobre o Flamengo", analisou o técnico Lula Ferreira.

Em Belo Horizonte, o vice-colocado Pitágoras/Minas recebe o Paulistano/Amil. Quando os dois times se enfrentaram em São Paulo, os mineiros venceram por 88 a 85. Este confronto marca a estreia do novo reforço do Paulistano, o armador Paulinho. "É um jogador experiente que vai dar uma dinâmica muito grande para a equipe", comentou o técnico João Marcelo.

Na última partida da rodada, o Campos do Conde/Sercomtel/Londrina recebe o Ciser/Araldite/Univille/Joinville. No primeiro turno, o Joinville bateu o Londrina com facilidade, por 108 a 76.


Em busca dos 1000 pontos

Nesta sexta-feira, duas partidas podem entrar para a história de dois atletas. O ala do Universo/BRB/Financeira Brasília, Alex, e o pivô do Pitágoras/Minas, Murilo, estão perto de atingirem a marca dos 1000 pontos no NBB. Contado as duas edições da competição, Alex já marcou 976 pontos e Murilo, 972. O único jogador que já alcançou esse feito foi o ala do Flamengo, Marcelinho, que completou os 1000 pontos na temporada passada e, hoje, possui 1434.

 

 
LBN
Fonte LBN 05/02/2010 ás 15h

Compartilhe

NBB - Rodada dupla no Espírito Santo é o destaque da abertura do returno