NBB - Bauru recupera 13 pontos e vence o segundo colocado Joinville

Fonte LNB 19/01/2010 às 9h

O GRSA/Itabom/Bauru conquistou, nesta segunda-feira, sua terceira vitória no NBB. O time, que até o fim de 2009 era o último colocado na competição, superou o vice-líder Ciser/Araldite/Univille/Joinville, por 79 a 76. O Bauru estava 13 pontos atrás do adversário na metade da partida, mas, mesmo assim, conseguiu a virada. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás e Spalding.

O grande nome da partida foi o armador norte-americano, Larry Taylor, cestinha do jogo com 26 pontos, 12 deles no último e decisivo quarto. Pelo lado do Joinville, o pivô Shilton marcou mais um duplo-duplo na carreira, com 12 pontos e 12 rebotes. Além disso, colaborou com seis assistências.

O Joinville parecia não estar abalado com a recente eliminação na Liga das Américas e começou o jogo num ritmo acima do time da casa. Liderados pela dupla Tiagão e Audrei, a equipe catarinense logo assumiu a liderança no primeiro quarto. Os dois jogadores foram responsáveis por 16 dos 21 pontos que os joinvilenses marcaram na etapa inicial, contra 17 do Bauru.

No segundo período foi a vez do outro pivô, Shilton, brilhar. O pivô dominou o garrafão defensivo e terminou o quarto com nove rebotes. Além disso, o jogador contribuiu com um fundamento que não é seu forte, mas é importante para o time, seis assistências. Com desempenhos como esse, o Joinville abriu mais no placar, 46 a 33 na primeira metade do jogo.

O técnico do Bauru, Guerrinha, conversou com seus jogadores no intervalo e o time da casa voltou com outra postura para o terceiro quarto. Na defesa, a equipe paulista passou a pegar mais rebotes e aproveitar alguns contra-ataques. Com uma sequência de arremessos de fora dos alas Fischer e Alex e outros pontos do pivô Jeff Agba dentro do garrafão, o Bauru marcou 15 a 2 e empatou o jogo, com menos de três minutos para o fim do período. "Exploramos o fator quadra e o cansaço do Joinville, que veio da Liga das Américas. Foi um jogo muito intenso. E a torcida prevaleceu", afirmou o treinador do Bauru.

Com a recuperação do Bauru, a partida voltou a ficar equilibrada e emocionante. Mesmo assim, o Joinville terminou o terceiro quarto na frente, 56 a 53.

No último quarto, as bolas de 3 pontos fizeram a diferença. O time da casa, que estava melhor nos arremessos de fora durante todo o jogo, teve uma sequência de cinco bolas certas consecutivas, duas com Larry, duas com Fischer e uma com o ala Eddy, que permitiu com que o time abrisse uma boa vantagem no placar. Dali em diante, Larry comandou o ataque do Bauru e com muita experiência cadenciou o jogo e segurou o resultado até o fim. "Estava sendo difícil para gente disputar duas competições ao mesmo tempo. Agora, que acabou o Campeonato Paulista para nós, a equipe está começando a se acertar e vamos nos recuperar no NBB", afirmou o técnico Guerrinha.

Mais dois jogos
Dois jogos adiados do NBB serão disputados ainda esta semana. O Pitágoras/Minas recebe o Palmeiras/Lupo/Araraquara, nesta terça-feira, às 19h, em partida válida pela terceira rodada da competição. E o Joinville volta às quadras, nesta quarta-feira, para enfrentar o Assis Basket, fora de casa, às 20h, em complemento da nona rodada.

Confira os resultados dos jogos da Rodada 10*:

17/01 (domingo)
11h - Palmeiras/Lupo/Araraquara 72 x 74 Flamengo
11h - Universo/BRB/Financeira Brasília 96 x 85 Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha
11h - Pitágoras/Minas 105 x 80 Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV
11h - Assis Basket 88 x 93 Campos do Conde/Sercomtel/Londrina

18/01 (segunda-feira)
20h - GRSA/Itabom/Bauru 79 x 76 Ciser/Araldite/Univille/Joinville

* O último jogo da décima rodada do NBB entre Vivo/Franca e São José/Unimed/Vinac foi adiado devido às finais do Campeonato Paulista, mas ainda não tem data definida.

LNB
Fonte LNB 19/01/2010 ás 9h

Compartilhe

NBB - Bauru recupera 13 pontos e vence o segundo colocado Joinville