Museu Goeldi promove Pororoca da Biodiversidade Amazônica

Fonte Agência Museu Goeldi 04/06/2012 às 21h

Museu Goeldi promove Pororoca da Biodiversidade Amazônica

Cinco de junho de 2012 é Dia Mundial do Meio Ambiente e também dia de participar da Pororoca da Biodiversidade Amazônica. O encontro nesta terça-feira, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), é uma mostra diversificada de projetos, métodos e ferramentas de pesquisa sobre a diversidade biológica da região e sua relação com as culturais regionais.

O evento é promovido pelo Prêmio José Márcio Ayres (PJMA), pelo MPEG e pela Escola da Biodiversidade Amazônica (EBio/INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia). Também faz parte das atrações da nova exposição – O Museu Que Voce Não Conhece – na Rocinha do Goeldi, aberta a visitação pública desde a sexta-feira (1º).

Em tupi “pororoka” significa “estrondo”. Na Amazônia, a palavra designa as grandes ondas dos rios amazônicos, que conseguem levar tudo o que há pela frente. Na Pororoca da Biodiversidade Amazônica o conhecimento é o que inicia uma grande onda de reflexões e percepção crítica da nossa região. Neste ano, o tema “Conhecendo os bastidores da ciência” convida os visitantes a entrar em contato não apenas com a ciência, mas com aqueles que a produzem.

Ao lado do Castelinho, 20 estandes reunirão pesquisas desenvolvidas pelo Museu Goeldi (Zoologia, Botânica, Ciências Humanas e Ciências da Terra e Ecologia), pelas equipes de educação da instituição e da Universidade do Estado do Pará, além de trabalhos vencedores de edições passadas do PJMA.

A Trilha de Observação de Insetos terá como objetivo despertar nos visitantes a percepção sobre os insetos. Serão dez pontos de interpretação no parque com monitores destacando a presença de abelhas, cigarras, borboletas, formigas, cupins, moscas e insetos aquáticos. A equipe técnica da Entomologia do Museu Goeldi fará parte desta atividade, mostrando insetos e armadilhas utilizadas para coleta em campo. Esta atividade continuará durante o mês de junho, todas as terças e quintas-feiras (com exceção do dia 7).

Também será realizada a Oficina de Ciência, pelo Laboratório de Ecologia de Insetos do MPEG. Com atividades lúdicas e educativas, a oficina tem como objetivo trabalhar conceitos básicos, como biodiversidade e evolução, de forma introdutória para crianças e jovens.

Leia mais.


Agência Museu Goeldi
Fonte Agência Museu Goeldi 04/06/2012 ás 21h

Compartilhe

Museu Goeldi promove Pororoca da Biodiversidade Amazônica