Municípios recebem orientação técnica sobre resíduos sólidos

Fonte Funasa 13/03/2013 às 14h

 

Na reunião, técnicos da Funasa de MS orientaram os representantes dos municípios (Foto: Funasa/MS)

Na reunião, técnicos da Funasa de MS orientaram os representantes dos municípios (Foto: Funasa/MS)

Com o objetivo de buscar soluções para a questão dos resíduos sólidos gerados pela população, quatro municípios de Mato Grosso do Sul solicitaram orientação da Funasa, no Mato Grosso do Sul. Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia querem prosseguir com um projeto na área de resíduos sólidos urbanos que atenderá mais de 47 mil pessoas.

Os prefeitos se reuniram no município de Bataguassu para receber as orientações dos técnicos do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Funasa de MS, Aldírio Sérgio Rodrigues e Bento Machado. A intenção é criar um consórcio intermunicipal para que seja possível a implantação de um aterro sanitário, dando a destinação final correta aos resíduos sólidos produzidos pela população.

Em busca desta solução coletiva, já estão sendo analisadas pelas prefeituras algumas áreas para abrigar o projeto, que prevê, na primeira etapa, um estudo de viabilidade ambiental. Entre os solicitantes do projeto, que ficam em um raio de distância de 55 a 60 quilômetros de distância entre si, serão realizadas reuniões para discutir os encaminhamentos.

O técnico do Sesam da Funasa de MS, Aldírio Sérgio Rodrigues, explica que após essas orientações os municípios têm que dar andamento aos trabalhos para a formulação de um projeto de solicitação de recursos à Fundação.

O superintendente estadual da Funasa de MS, Pedro Teruel, reitera que a iniciativa da formação desse consórcio é uma solução interessante e que pode ser a melhor opção para outras localidades do estado. “Para os municípios menores, não é interessante a solicitação de recursos individualmente; é inviável e muito trabalhoso. A união, por meio de um consórcio, proporciona a eles mais agilidade no processo”, afirma Teruel.

Funasa
Fonte Funasa 13/03/2013 ás 14h

Compartilhe

Municípios recebem orientação técnica sobre resíduos sólidos