Município pernambucano ganha CVT de design, moda e confecção

Fonte Ascom da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco 18/03/2013 às 21h
O município de Passira, localizado no Agreste pernambucano, é conhecido como a terra do bordado manual – suas artesãs trabalham com renascença, richelieu, crochê, costura e pintura em tecidos. Devido a essa vocação, a cidade recebeu um centro vocacional tecnológico (CVT) de design, moda e confecção.

 

Em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) do estado investiu R$ 350 mil no prédio, inaugurado na última sexta-feira (15).

“Nosso objetivo é aperfeiçoar os artesãos e qualificar outras pessoas para que entrem nesse mercado de trabalho, tão promissor para a cidade”, destacou o gerente de Planejamento e Controle da Sectec, José Ênnio.

CVTs

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.

O CVT de Passira integra as 20 unidades de CVT’s e Arranjos Produtivos Locais (APL’s) que estão sendo construídas em Pernambuco por meio de um convênio assinado entre Sectec e MCTI, com o objetivo de qualificar os trabalhadores locais em cursos ligados a vocação econômica de cada município.

Os principais cursos oferecidos nas unidades são: agronegócio (em Ferreiros, Cabrobó, Timbaúba, São José do Egito e Quixaba); design, moda e confecção (em Água Preta, Barreiros, Bonito, Garanhuns, Gravatá, Jataúba, Palmares, Passira e Pesqueira); laticínios (em Pedra); pesca (Sirinhaém); gestão ambiental (em Trindade e Condado); piscicultura (Serra Talhada) e artesanato sacro (Solidão).

 

Ascom da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Fonte Ascom da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco 18/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Município pernambucano ganha CVT de design, moda e confecção