Município paranaense atingido por chuva terá recursos para recuperar casas

Fonte Agência Brasil. 20/01/2010 às 11h

Portaria do Ministério da Integração Nacional, publicada no Diário Oficial da União de hoje (20), reconhece a situação de emergência no município de Matelândia, no Paraná. O município atingido por fortes chuvas de granizo e vendaval no fim do ano passado, receberá recursos no valor de R$ 183 mil 675 para obras de recuperação de casas populares.

A transferência dos recursos será feita em seis meses, contados a partir de hoje, seguindo um cronograma de trabalho com prazos fixados para a conclusão das obras, que devolverão a normalidade às localidades atingidas.

Os atingidos pela tempestade que ocorreu em outubro do ano passado também já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para cobrir os danos. O valor do saque corresponde ao saldo disponível na conta de FGTS na data da solicitação e estará limitado à quantia de R$ 4.650 por pessoa.

De acordo com a Secretaria de Finanças do município, o prazo para a solicitação vai até 11 de março de 2010. Para atendimento a essas pessoas, a agência da Caixa Econômica Federal de Medianeira vai funcionar das 8h30 às 10h e das 15h30 as 17h.

Além da reconstrução, o município está às voltas com outro problema: a infestação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. De acordo com a prefeitura de Matelândia, o índice de infestação em dezembro de 2009 foi de 10%, muito acima do tolerável, que é de 1%. A situação se agravou este mês, quando o índice subiu para cerca de 15%.
 

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 20/01/2010 ás 11h

Compartilhe

Município paranaense atingido por chuva terá recursos para recuperar casas