Mundial de Hipismo define primeiros países classificados para Rio 2016

Fonte Brasil 2016 27/08/2014 às 15h
No segundo dia dos Jogos Equestres Mundiais, na terça-feira (26), saíram os primeiros países classificados no hipismo adestramento para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Alemanha, Grã-Bretanha e Holanda já carimbaram o passaporte para o Brasil.

A decisão aconteceu na final por equipe do Adestramento, que teve a Alemanha como campeã com 241.700%. A medalha de prata ficou com a Grã-Bretanha, com 231.343%, e a medalha de bronze com a Holanda, com 227.400%.

O melhor resultado do Brasil nesta terça foi o sétimo lugar na final por equipe das rédeas, prova não-olímpica. Com as apresentações de Paulo Koury / Dont Wiz WRB, que alcançou 215 pontos, e Laércio Casalecchi / Hes a Question QR, com 213.5 pontos, o time brasileiro chegou a 647 pontos e garantiu a sétima posição entre 16 países com uma diferença de apenas meio ponto para o sexto lugar, a Itália. A segunda qualificatória individual será na quinta-feira (28), e a final, no sábado (30).

Na segunda parte do Grande Prêmio de Adestramento, válido pela disputa em equipe, o melhor resultado do Brasil foi do jovem talento João Victor Marcari Oliva, filho da ex-jogadora de basquete Hortência Marcari. Com Signo dos Pinhais, João Victor alcançou a pontuação de 63,843%. Luiza Tavares de Almeida foi eliminada da competição por um problema com o cavalo, Pastor. Com esse resultado a equipe de adestramento do Brasil se despede dos Jogos Equestres Mundiais e já pensa na preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015.

"Estou feliz com o meu cavalo. Acho que poderia ter ido melhor porque cometi alguns erros bobos durante a prova, mas estou muito feliz de ter competido no Mundial com apenas 18 anos. Foi uma experiência incrível. Agora é continuar focado para os próximos eventos, vamos trabalhar os cavalos para eles chegaram voando no Pan-Americano do ano que vem e também para os Jogos Olímpicos", contou João Victor.

No adestramento paraequestre, o destaque do Brasil hoje foi Vera Lucia Mazzilli, de 63 anos. Competindo no grau Ia com Ballantine, a amazona alcançou a pontuação de 68,391% e garantiu, até o momento, o sexto lugar individual. Na mesma classe, Sérgio Oliva, com Emily, teve como pontuação 65,043%. No grau II, Elisa Mellaranci e Zabelle conseguiram 66,471%. A segunda rodada de competição do adestramento paraequestre começa na quarta (27), e a final por equipes será na quinta (28), quando também serão conhecidos os três primeiros países classificados para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

A sétima edição dos Jogos Equestres Mundiais, que reúne os campeonatos mundiais de todas as oito modalidades chanceladas pela FEI, começou no dia 25 de agosto e segue até 7 de setembro, na região da Normandia, na França. O Brasil participa da competição com equipes completas no Adestramento, Adestramento Paraequestre, Rédeas, CCE, Enduro, Salto e Volteio. Ao todo, 27 medalhas serão disputadas entre todas as oito modalidades participantes e 14 vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016 estarão em jogo.


Brasil 2016
Fonte Brasil 2016 27/08/2014 ás 15h

Compartilhe

Mundial de Hipismo define primeiros países classificados para Rio 2016