Mozarildo homenageia 190 anos da loja maçônica Grande Oriente do Brasil

Fonte Agência Senado 15/06/2012 às 12h

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) homenageou em Plenário, nesta sexta-feira (15), os 190 anos de fundação da loja maçônica Grande Oriente do Brasil, data a ser comemorada neste domingo (17). Ao fazer uma retrospectiva histórica da atuação da instituição no país, citou maçons com papel de destaque na política nacional e campanhas cívicas e sociais importantes às quais a Maçonaria se engajou no período.

Segundo informou, a mobilização pela independência do Brasil foi forjada dentro da Grande Oriente, que teve o então ministro do Reino e de Estrangeiros José Bonifácio de Andrada com primeiro grão mestre. Outros maçons ilustres se notabilizaram na luta contra a escravidão, como Eusébio de Queiroz (1850) e o Visconde de Rio Branco, à frente da aprovação da lei que proibiu o tráfico negreiro e da que tornou livres os filhos de escravas (1871), respectivamente.

O advento da República também teve a marca da maçonaria, conforme assinalou Mozarildo. Vários presidentes da chamada República Velha (1889-1930), como Floriano Peixoto, Hermes da Fonseca, Campos Sales, Nilo Peçanha, tinham atuação destacada na Grande Oriente. Campanhas pela redemocratização do país e pela anistia a presos políticos contaram ainda com o envolvimento da Maçonaria ao longo do período republicano.

- Ainda persiste o preconceito e a crença de que somos uma seita. Mas a maçonaria é um modelo de tolerância com o pensamento diverso, que trabalha pela espiritualidade e prega a crença em Deus, o respeito à família e o amor à pátria – comentou Mozarildo.

Em aparte, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) chamou atenção para a presença marcante da Maçonaria em “todos os episódios em que se registra um passo adiante na construção de uma sociedade democrática e na promoção da justiça”.

O Senado irá realizar sessão especial de homenagem à maçonaria no dia 20 de agosto, data que remonta à reunião da Grande Oriente do Brasil onde se decidiram os rumos da independência do país.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 15/06/2012 ás 12h

Compartilhe

Mozarildo homenageia 190 anos da loja maçônica Grande Oriente do Brasil