Mostra sobre música e cinema entra na última semana

Fonte UFMG 24/09/2013 às 17h

Hoje, 24, e quinta, 26, o CineCentro, projeto do Centro Cultural UFMG, exibe os dois últimos filmes da mostra A música vai ao cinema.

Vídeos 2003-2013, de Henrique Iwao, é a obra que será apresentada esta noite. O filme é uma compilação de produções em vídeo realizadas nos últimos 10 anos da experimentação musical do artista, que também atua como cineasta no projeto. A projeção será acompanhada de trilha sonora executada ao vivo por Henrique e cinco músicos convidados: Edson Fernando, Guilherme Peluci, Matthias Koole, Miguel Javaral e Rafael Pimenta.

Quinta-feira é a vez de Carta sonora,documentário de Suzana Reck Miranda e Mário Cassettari que aborda a paisagem sonora de São Paulo. A escuta do espaço acústico paulistano é formatada pela participação de dois especialistas que vivem relações distintas com o universo dos sons: o designer de sons para filmes Eduardo Santos Mendes e o cancionista e crítico musical Arthur Nestrovski. O resultado é uma colagem de impressões sonoras que, somada às imagens, contribui para a reflexão sobre sons da cidade.

A música vai ao cinema tem curadoria do professor da Faculdade de Letras Marcos Scarassatti. As sessões da mostra foram organizadas em quatro eixos, revelando diferentes tipos de relação entre as duas artes: música como personagem, reencontro através do filme, músico na tela e experimentos em som e imagem.

As obras cinematográficas desta semana se encaixam no quarto eixo. Nesta vertente, chama-se a atenção para o modo como os músicos algumas vezes experimentam como produtores de imagens, da mesma forma que o cineasta eventualmente atua como produtor de sons.

As exibições acontecem às 19h, no auditório do Centro Cultural (Av. Santos Dumont, 174). A entrada é gratuita. Confira o livreto com a programação.

UFMG
Fonte UFMG 24/09/2013 ás 17h

Compartilhe

Mostra sobre música e cinema entra na última semana