Moradores de cidade no Sul da Argentina deixam casas depois de tempestade de neve

Fonte Agência Brasil 12/06/2012 às 10h

Brasília - A cidade de Ushuaia, na província da Terra do Fogo, no Extremo Sul da Argentina, amanheceu hoje (12) coberta de neve e com possibilidades de temperaturas negativas. Em decorrência da tempestade de neve na região, 20 moradores foram retirados de suas casas. As autoridades enviaram ajuda humanitária para a região.

A ministra do Desenvolvimento Social, Alicia Kirchner, determinou que oficiais do setor de emergência auxiliem as pessoas afetadas pelo frio e pela neve. O governo evita o isolamento da região mantendo o funcionamento da principal linha aérea.

De acordo com as autoridades, as pessoas que deixarem suas casas ficarão no abrigo municipal até que as condições meteorológicas melhorem. A evacuação foi decidida depois de avaliar ameaças ao abastecimento de água e gás em determinadas áreas da cidade. Há ainda a possibilidade de retirar mais 105 famílias que moram no bairro Duas Bandeiras.

Peritos observaram que a água da chuva congelou em várias pistas que dão acesso a Ushuaia. Em decorrência das dificuldades causadas pelo congelamento de setores da cidade, as autoridades administrativas determinaram 24 horas de folga hoje para limpar as ruas cobertas por gelo e neve.

O prefeito de Ushuaia, Federico Sciurano, advertiu que a principal preocupação é a continuidade da queda de neve nas próximas horas. Segundo ele, o sistema de transporte público de ônibus e vans foi reforçado.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 12/06/2012 ás 10h

Compartilhe

Moradores de cidade no Sul da Argentina deixam casas depois de tempestade de neve