Ministro Raupp conhece projetos e cumpre agenda em Florianópolis

Fonte Ascom do MCTI 06/06/2012 às 22h

Ministro Raupp conhece projetos e cumpre agenda em Florianópolis

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participou, nesta quarta-feira (6), de uma série de agendas oficiais em Florianópolis (SC). O titular do MCTI conheceu projetos governamentais e privados locais, recebeu demandas e anunciou a realização de um edital de subvenção para estimular o desenvolvimento tecnológico em pequenas empresas.

Durante a manhã, Raupp se reuniu com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen. Os representantes do estado apresentaram ao ministro o projeto Novaer (empresa do setor aeronáutico), e o consultaram sobre a possibilidade de apoio para a iniciativa por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

No encontro, o ministro tomou conhecimento sobre as linhas gerais do centro de design que a BMW (fabricante de automóveis) deve instalar naquele estado..Raupp presenciou a apresentação sobre o programa Floripa Interativa. Ele elogiou a iniciativa como “ferramenta de participação no planejamento urbano”.

Inovação

Em almoço na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Marco Antonio Raupp ouviu pedido de apoio do presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Rui Luiz Gonçalves, e anunciou o novo edital de subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI). Em seu pronunciamento, reforçou a importância de se impulsionar a inovação para o desenvolvimento do país. Neste sentido, ele citou exemplos consagrados na área petrolífera, agrícola (Embrapa), aeronáutica (Embraer) e no setor bancário.

Na avaliação do ministro, esses setores conseguiram avançar em suas áreas de atuação e esse desempenho deve se estender a outros campos. “São todas situações em cima de problemas específicos em áreas vitais, mas a questão do desenvolvimento econômico não é de um setor ou outro, tem que envolver toda sociedade”, sustentou.

Ao final da agenda, o ministro do MCTI conheceu a instalações da Fundação Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), um dos seis institutos tecnológicos já certificados para atuação na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), criada nos moldes da Embrapa com o objetivo de promover a inovação no setor industrial.

Raupp elogiou o estado catarinense pela capacidade demonstrada em transferir conhecimento ao setor produtivo, citando como exemplo o trabalho realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelos governos estadual e municipais. Neste sentido, ele endossou o título usado pela cidade de Florianópolis de “Capital da Inovação”.

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 06/06/2012 ás 22h

Compartilhe

Ministro Raupp conhece projetos e cumpre agenda em Florianópolis