MinC adere ao projeto Esplanada Sustentável

Fonte Ascom/MinC 11/06/2012 às 22h

Brasília – Alinhar-se Política Nacional de Resíduos Sólidos e contribuir com a inclusão social e econômica dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. Estes são alguns dos objetivos do projeto Esplanada Sustentável formado por mais de 20 ministérios.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo MinC é a instituição da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) que funciona como ponto de contato entre o órgão público federal e as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

A partir da criação da comissão, o próximo passo será a realização de um processo de comunicação/sensibilização interna por meio de campanhas com a finalidade de informar aos servidores sobre o que é o projeto Coleta Coletiva Solidária e convidando-os a participar.

Coleta Seletiva

É o processo de separação do lixo para que seja reciclado.A coleta seletiva solidária foi instituída a partir do decreto presidencial nº 5.940, de 25 de outubro de 2006. A ação interministerial prevê a separação de resíduos recicláveis de órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta em benefício de associações e cooperativas de catadores de material reciclável.

Objetivo da coleta é avaliar a qualidade da utilização dos recursos e materiais adquiridos pelos órgãos e garantir, segundo o Decreto, a destinação dos resíduos recicláveis produzidos nos prédios dos órgãos públicos federais para as associações e cooperativas dos catadores.

A Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) é responsável pela implantação e supervisão da separação dos resíduos recicláveis descartados, na fonte geradora, bem como a sua destinação para as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Ascom/MinC
Fonte Ascom/MinC 11/06/2012 ás 22h

Compartilhe

MinC adere ao projeto Esplanada Sustentável