Minas recebe quase 100 mil doses de vacina contra meningite C

Fonte FSB COMUNICAÇÃO 19/01/2010 às 9h

Chega a Minas nesta terça-feira (19/01) 99.388 doses da vacina contra meningite C. Até o fim deste semestre, o estado receberá mais 303.026 doses restantes, completando as 1 milhão e 100 mil doses previstas para os primeiros 12 meses de contrato com o laboratório Novartis. Minas foi o primeiro estado no país a incluir a vacina contra meningite C no calendário de imunização.

A campanha começou no dia 28 de novembro de 2009. Até hoje, 68% das crianças já receberam a dose. O Governo Estadual espera que, nos próximos meses, todos os 540 mil bebês, entre três a 23 meses, sejam vacinados.

As crianças até dois anos, faixa etária foco da campanha, são as que apresentam maior grau de letalidade quando infectadas pela meningite do tipo C. As que sobrevivem costumam sofrer graves sequelas, como surdez, paralisia e demência.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiu cerca de R$ 24,5 milhões na campanha. A expectativa é que, em cinco anos, a vacinação seja ampliada às crianças de até 5 anos e que todas elas, um total de 1.3 milhão de  crianças no Estado, estejam protegidas contra Meningite C. 

Pioneirismo

Com a campanha, Minas Gerais se antecipou ao resto do país, já que o Ministério da Saúde (MS) pretende incluir a vacina no calendário nacional só em 2011. Minas também poderá ser pioneiro na produção.  Em setembro, o Estado e a Novartis assinaram um acordo de transferência de tecnologia. Pelo acordo, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), num prazo de cinco anos, estará apta para fabricar as doses, o que economizará em 40% os gastos do Estado no combate à meningite C. A produção será suficiente para atender não só os mineiros, mas também uma parcela da população de outros Estados.  A fábrica da vacina já está em construção e deve ser inaugurada no segundo semestre de 2010. Para as obras e a transferência de tecnologia, serão empregados cerca de R$ 56 milhões.

 

FSB COMUNICAÇÃO
Fonte FSB COMUNICAÇÃO 19/01/2010 ás 9h

Compartilhe

Minas recebe quase 100 mil doses de vacina contra meningite C