Malas de madeira alertam para preservação do meio ambiente

Fonte Secretaria de Comunicação da UnB - Foto: Paulo Cas 05/06/2012 às 21h

Malas de madeira alertam para preservação do meio ambiente

Malas de troncos de madeira circularam ontem pela Universidade de Brasília (UnB) para provocar uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente. As malas fazem parte da obra "Travelling Forest" (Floresta Viajante), do artista plástico alemão Thomas Michael Neumaier, que está com o trabalho exposto no CCBB e no Jardim Botânico de Brasília. A proposta é convidar o público a refletir sobre as florestas, que podem seguir em viagem ao serem carregadas em fragmentos. "É a floresta partindo. Para nunca mais retornar?", questiona o artista em seu trabalho.

O coordenador de Arte e Cultura da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA), Magno Assis, do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), diz que foi oportuna essa apresentação da obra de Neumaier na UnB justamente nesta terça-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo ele, na próxima semana Neumaier deverá apresentar sua obra nos outros campi da UnB - Gama, Planaltina e Ceilândia.

O projeto de Neumaier já passou por 13 países e depende da interação do público com os objetos da interação. A obra chega a Brasília dentro do projeto "Galeria Aberta - I Festival de Land Art", que tem como curadores dois ex-alunos de Artes Visuais da UnB, Patrícia Bagniewski e Renato Acha.

"Essa foi uma boa oportunidade de interagir com a universidade", diz o curador da Galeria Aberta, Renato Acha, que ressaltou o valor simbólico do trabalho de Neumaier. Segundo ele, as malas do "Travelling Forest" seguiram na terça-feira à tarde para a Esplanada dos Ministérios para serem entregues à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e ao senador Rodrigo Rollemberg, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado.

De Brasília, Neumaier leva o projeto para o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, onde apresenta sua obra no mesmo período de realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, entre 13 e 22 de junho.


Serviço
Galeria Aberta - I Festival de Land Art de Brasília
De 4 de junho a 30 de setembro de 2012

Locais:
CCBB Brasília (Setor de Clubes Sul - Trecho 2 - Lote 22)
Horário de funcionamento: De terça à domingo das 9 às 21 horas

Jardim Botânico de Brasília (SMDB Conjunto 12 - Lago Sul)
Horário de funcionamento: De terça à domingo das 9 às 17 horas

Secretaria de Comunicação da UnB - Foto: Paulo Cas
Fonte Secretaria de Comunicação da UnB - Foto: Paulo Cas 05/06/2012 ás 21h

Compartilhe

Malas de madeira alertam para preservação do meio ambiente