Lúcia Vânia pede atenção dos parlamentares às discussões da Rio+20

Fonte Agência Senado 06/06/2012 às 21h

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) pediu, nesta quarta-feira (6) que os parlamentares fiquem atentos às discussões da Rio+20 por se tratarem de assuntos que dizem respeito à vida dos brasileiros e ao futuro da humanidade. Ela lembrou que os temas estratégicos na agenda da conferência serão a biodiversidade, as mudanças climáticas e o crescimento verde.

- As discussões que serão travadas dizem respeito à produção de alimentos e têm correlação com o problema da sustentabilidade do Planeta em termos de biodiversidade, ecossistema, qualidade de vida, direitos econômicos e pessoais, além da crença na natureza como patrimônio da humanidade – disse.

Para Lúcia Vânia, o artigo 5° da Constituição, ao decretar o direito à vida como valor fundamental, “certamente o faz dando a entender o direito à vida em ambiente ecologicamente equilibrado”.

Na opinião da senadora, o Brasil deve defender o interesse nacional levando em consideração o desenvolvimento associado à sustentabilidade ambiental, à busca de uma posição de liderança no mundo na defesa do meio ambiente e à limitação ao uso das florestas como objeto de regulação internacional.

A senadora ressaltou que o mundo está consumindo de 25% a 30% de recursos a mais do que pode repor e que o Brasil não pode fugir da responsabilidade de discutir o assunto.

Lúcia Vânia ainda lembrou que a próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá um mês após a Rio+20, no Maranhão, terá um tema que complementa os debates das Nações Unidas: Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 06/06/2012 ás 21h

Compartilhe

Lúcia Vânia pede atenção dos parlamentares às discussões da Rio+20