LNB anuncia início do exame antidoping

Fonte LBN 20/01/2010 às 10h

A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou que a partir da décima primeira rodada do NBB, nesta sexta-feira, serão realizados os primeiros exames antidoping. Os jogos serão escolhidos aleatoriamente pelo Departamento Técnico da entidade. O NBB é um campeonato organizado pela LNB, em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás e Spalding.

De acordo com o Código da Agência Mundial Antidoping (AMA), doping é a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários, ou contrário ao espírito do jogo. Quando duas destas três condições estão presentes, pode-se caracterizar um caso de doping.

A execução do exame antidoping nos atletas é prevista no regulamento oficial do NBB. "O início do exame antidoping é o cumprimento do que estava prometido. Isso traz credibilidade para o basquete, fazendo com que cheguemos ao mesmo nível das ligas de alto rendimento do mundo", comentou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

Segundo o responsável de Ciência e Performance da CBB, Reginaldo Senna, é importante que os jogadores, médicos e dirigentes dos clubes estejam muito atentos para não correrem risco de serem pegos no exame. "Os atletas têm que seguir precisamente as orientações que estão no livro do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Lá, estão todas as informações necessárias para que os jogadores não usem as substâncias ilegais", disse Reginaldo Senna. "O objetivo é de orientar os atletas e fazer com que eles joguem limpo", completou.

Para mais informações sobre o exame antidoping, inclusive, a nova relação de medicamentos proibidos, é possível visualizar no site do COB:

http://www.timebrasil.com.br/pesq

 

LBN
Fonte LBN 20/01/2010 ás 10h

Compartilhe

LNB anuncia início do exame antidoping