Livro traz reflexões sobre o que cerca o pontificado do Papa Francisco

Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 28/08/2014 às 21h
Obra do professor Argemiro Procópio aborda desafios históricos da Igreja Católica

O atual contexto do catolicismo é alvo do livro Francisco Pão e Água - O Papa e o novo jeito de Ser Igreja. A publicação de autoria do professor Argemiro Procópio, do Instituto de Relações Internacionais (IREL/UnB), também faz resgates históricos de pontificados que tiveram impactos nas relações entre os povos. O lançamento da obra é neste sábado (30), às 17h, no Centro Cultural de Brasília.

O livro de 98 páginas é dividido em três capítulos principais: Igreja e tradições imperfeitas, Francisco nas encruzilhadas das reformas e O índio e a pastoral. No primeiro deles, Argemiro Procópio menciona descompassos entre a Cúria Romana e as demandas sociais. O autor lembra o posicionamento da Igreja em momentos chave no Século XX e trata de assuntos controversos como a proibição ao uso de contraceptivos, o casamento de sacerdotes e a impunidade em caso de pedofilia.

Nos capítulos seguintes, assuntos polêmicos continuam a aparecer. O professor Procópio critica a concentração de italianos nas nunciaturas apostólicas, responsáveis por funções diplomáticas da Igreja Católica. Também aborda as crises no banco do Vaticano e fala dos riscos da intolerância religiosa. Ao Papa Francisco é atribuída a missão de conter a "erosão da fé" e melhorar a imagem eclesiástica.

O interesse pelo tema acompanha a vida do autor. Educado em instituição marista nos anos 60, Argemiro Procópio viveu em exílio na década seguinte na Europa, onde morou em alojamentos católicos. De Brasília, ele observa o pontificado de Francisco com admiração e esperança por mudanças. "É um Papa que, desde a escolha do nome, demonstra opção pelos mais pobres, pelos clandestinos, pelos deserdados", avalia.

SERVIÇO
SERVIÇO:
Francisco Pão e Água - O Papa e o novo jeito de Ser Igreja
Editora Juruá. 98 páginas.
Preço: R$ 30
Lançamento: 30 de agosto, 17h, Centro Cultural de Brasília (SGAN 601, módulo B).
Secretaria de Comunicação da UnB
Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 28/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Livro traz reflexões sobre o que cerca o pontificado do Papa Francisco