Livro esclarece fenômenos e debate aplicações da química

Fonte Editora Fiocruz 16/03/2013 às 21h

 


Química em questão é o terceiro título de uma série de divulgação científica lançada pelas Editoras Fiocruz e Claro Enigma. Neste volume, o professor Alfredo Luis Mateus esclarece alguns dos principais fenômenos e aplicações dessa ciência, além de desfazer alguns mitos e mal-entendidos. Em quatro capítulos - recheados de exemplos, histórias, sugestões de experimentos e discussão de controvérsias - o autor mostra como a química está presente em nosso dia a dia.

O livro começa falando da radioatividade e, ao mesmo tempo em que explica os conceitos químicos envolvidos neste fenômeno, vai apresentando grandes nomes da história da ciência, como Henri Becquerel, J. J. Thomson, Wilhelm Roentgen, Marie Curie e Ernest Rutherford. Para isso, vai muito além de aspectos estritamente científicos: o uso de bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial, e os acidentes com usinas nucleares, como os que ocorreram em Chernobyl, na Rússia, em 1986, e em Fukushima, no Japão, em 2011, também são colocados em discussão.

Nos capítulos seguintes, a publicação passeia por temas como a química medicinal, onde aborda desde o conhecimento popular sobre o uso de determinadas plantas, até o design racional de fármacos; ou pelo papel da ciência na criação de materiais inovadores, que reduzam o impacto ambiental.

Veja a sinopse e a ficha técnica no site da Editora Fiocruz.

Editora Fiocruz
Fonte Editora Fiocruz 16/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Livro esclarece fenômenos e debate aplicações da química