Linguagem para cinema infantil é discutida no Rio de Janeiro

Fonte Ancine 02/09/2014 às 10h
O Rio de Janeiro vai sediar a 6ª Edição do Fórum Pensar a Infância, que acontece no Espaço Oi Futuro Flamengo, entre os dias 8 e 11 de setembro. O evento tem como objetivo principal a discussão de políticas, narrativas e linguagens para o cinema infantil no Brasil.

O fórum abre as atividades do 12º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que até o fim do ano vai passar pelas cidades do Rio de Janeiro e Niterói (de 12 a 21 de setembro), Salvador e Aracaju (de 10 a 19 de outubro), Natal (de 31 de outubro a 9 de novembro) e São Paulo (de 6 a 16 de novembro).

Programação

O Fórum começa às 10h com a exibição dos nove filmes finalistas do 7º Prêmio Brasil de Cinema Infantil, cujos vencedores serão escolhidos por estudantes de escolas públicas. O dia segue com a mesa "Nós da arte para a infância", que vai debater sobre os caminhos e experiências na cultura lúdica infantil, e continua com o debate "Infância: Políticas para o Audiovisual", com participação do Assessor Internacional da Ancine, Eduardo Valente, e do Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Sérgio Sá Leitão.

A mediação é da cineasta Carla Camurati, uma das organizadoras do evento. No final do dia, Silvia Rabello, presidente da LaboCine, anuncia os vencedores do 7º Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

Um dos destaques da programação do fórum é a sessão chamada "Conversa no Cinema", que exibe filmes internacionais que olhem para o sistema educacional, com debates com profissionais do cinema e da educação e sobre a atuação de crianças como atores e atrizes em filmes e séries de TV.

A sessão traz também uma mesa redonda com alguns dos profissionais envolvidos na produção do "Castelo Rá Tim Bum", série brasileira que completa 20 anos de estreia neste ano.

Inscrições

Os interessados em participar do evento devem preencher um formulário de inscrição online, indicando em que datas gostariam de participar. A entrada está sujeita à lotação da sala no dia do evento.

O Oi Futuro Flamengo fica na Rua 2 de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro - RJ.
Ancine
Fonte Ancine 02/09/2014 ás 10h

Compartilhe

Linguagem para cinema infantil é discutida no Rio de Janeiro