José Pimentel pede aprovação de projeto contra lavagem de dinheiro

Fonte Agência Senado 04/06/2012 às 19h

 

Em discurso nesta segunda-feira (4), o senador José Pimentel (PT-CE) defendeu o Projeto de Lei do Senado (PLS) 209/2003, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). O projeto, que trata da atualização da Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei 9613/1998), deve ser apreciado pelo Plenário nesta terça-feira (5).

Segundo Pimentel, relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o projeto é importante para que o estado possa enfrentar com mais eficácia as organizações criminosas que atuam na lavagem de dinheiro e combater o uso de “laranjas”. Pimentel disse que a aprovação do projeto seria a primeira grande iniciativa do estado para enfrentar a organização de Carlinhos Cachoeira e lamentou que o grupo do empresário, acusado de comandar jogos ilegais, tenha conseguido colaboradores entre parlamentares e policiais federais.

O senador também lamentou a conduta do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), que, em sua visão, teria praticado advocacia administrativa para favorecer Cachoeira.

– Quem está acompanhado a CPI vê com muita clareza que a organização de Carlinhos Cachoeira se alimenta de práticas ilegais com dinheiro sujo – afirmou o senador.

Pimentel informou que o projeto autoriza o Judiciário a fazer o confisco prévio dos bens dos envolvidos no crime e levá-los a leilão com agilidade, sem deixar que automóveis, barcos, aviões e imóveis percam seu valor com a passagem do tempo.

O senador também lembrou medidas tomadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para combater a corrupção, como o fortalecimento da Polícia Federal. De acordo com o senador, o PLS 209/2003 vai fortalecer a capacidade de atuação de órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU) e a própria Polícia Federal.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) observou que a corrupção é a pior doença do sistema de saúde pública. Ele pediu união entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário para combater o problema.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 04/06/2012 ás 19h

Compartilhe

José Pimentel pede aprovação de projeto contra lavagem de dinheiro