Jorge Viana comemora os 50 anos de autonomia do Acre

Fonte Agência Senado 11/06/2012 às 20h

O senador Jorge Viana (PT-AC) anunciou em Plenário, nesta segunda-feira (11), o início das comemorações da autonomia do estado do Acre, que deixou de ser território em 15 de junho de 1962.

Jorge Viana lembrou a luta da população do Acre pela autonomia, recordando que a primeira revolta durou cem dias e ocorreu em 1910 na cidade de Cruzeiro do Sul. Pouco depois, o mesmo movimento surgiu em Sena Madureira e Rio Branco, mas também foram sufocados pelas tropas federais.

Após intensos debates políticos, já nas décadas de 1950 e 1960, o então presidente João Goulart sancionou uma lei em 1962, transformando o Acre no primeiro território federal a tornar-se estado. A partir disso, os cidadãos do estado do Acre puderam votar e ser votados, estabelecer leis e arrecadar impostos e deixaram de viver apenas com os repasses do governo federal.

Jorge Viana informou que, em comemoração ao cinquentenário de autonomia do Acre, haverá uma sessão solene no Plenário na próxima segunda-feira (18), com a presença do governador do estado, Tião Viana (PT-AC).

Agência Senado
Fonte Agência Senado 11/06/2012 ás 20h

Compartilhe

Jorge Viana comemora os 50 anos de autonomia do Acre