João Paulo II é homenageado no Dia em Memória das Vítimas do Holocausto

Fonte Ansa Flash. 27/01/2010 às 15h

A solenidade do Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto realizada no teatro da Ópera de Cracóvia incluiu uma homenagem ao papa João Paulo II, falecido em 2005.

A manifestação artística contou com a presença de cantores e atores e relembrou o Holocausto, episódio no qual milhões de judeus foram assassinados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Houve a projeção de imagens dos campos de concentração, dos chamados trens da morte e de personagens que dedicaram suas vidas à busca pela paz e o diálogo -- como Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá.

Entre as personalidades também foi incluído João Paulo II, cuja mensagem de tolerância e perdão "parece mais forte que as balas que tentaram golpeá-lo [ele sofreu um atentado em 1981, na praça São Pedro, ao ser atingido por disparos feitos pelo turco Mehmet Ali Agca]".

"Foi capaz de reduzir a distância entre as religiões pregando o amor e a paz", disse a narração que acompanhava as imagens, enquanto sobre a tela apareciam fotos da visita do papa ao Muro das Lamentações e de seu encontro com o rabino-chefe emérito da sinagoga de Roma, Elio Toaff.

Em abril de 1986, João Paulo II foi o primeiro pontífice a pisar em um templo judeu, iniciando assim o diálogo entre as duas religiões. Na ocasião, ele foi recebido por Toaff. O gesto foi repetido há algumas semanas por Bento XVI, que também visitou a sinagoga da capital italiana no último dia 17.

O Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado em 27 de janeiro porque foi nesta data, em 1945, que os portões do campo de concentração de Auschwitz, na cidade polonesa de Oswiecim, foram abertos, libertando os poucos prisioneiros que ainda permaneciam ali.

Eleito pontífice em 16 de outubro de 1978, em seu pontificado João Paulo II promoveu, entre outros, o diálogo com os judeus, que se mantém ativo ainda hoje. 

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 27/01/2010 ás 15h

Compartilhe

João Paulo II é homenageado no Dia em Memória das Vítimas do Holocausto